quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Profissão de Risco

Profissão de Risco (The Bag Man, EUA / Bahamas, 2014) – Nota 5,5
Direção – David Grovic
Elenco – John Cusack, Robert De Niro, Rebecca da Costa, Crispin Glover, Dominic Purcell, Sticky Fingaz, Martin Klebba.

O assassino profissional Jack (John Cusack) é contratado pelo chefão milionário Dragna (Robert De Niro) para buscar uma mala que deverá ser entregue sem que ele veja o conteúdo. Com a mala em mãos, Jack vai para o local de encontro com Dragna, um motel vagabundo de beira de estrada. O problema é que além de um capanga de Dragna que tentou matá-lo, Jack percebe que o motel está sendo vigiado por dois agentes do FBI, sem contar que terá de lidar ainda com o estranho recepcionista (Crispin Glover), com uma dupla de cafetões (Sticky Fingaz e Martin Klebba) e uma prostituta (Rebecca da Costa). 

Alguns diretores acreditam que podem fazer um filme cult por encomenda, o que é um grande erro, um longa se torna cult por diversos fatores, menos pela pretensão. O diretor estreante David Grovic cai nesta armadilha e acaba entregando um filme pretensioso, vazio e previsível. Provavelmente ele acreditou que colocando dois grandes atores como Cusack e De Niro em uma história com toques de noir com personagens coadjuvantes excêntricos seria o suficiente, porém esqueceu que uma trama bem trabalhada é ponto primordial para qualquer filme. Outra situação que irrita é a fotografia escura, resultando em várias sequências visualmente confusas. 

A dupla de astros trabalha no piloto automático, com De Niro usando ainda um estranho topete grisalho. A modelo brasileira Rebecca da Costa serve apenas para mostrar o belo corpo em algumas sequências e nada mais que isso. O único destaque do elenco é o esquisito Crispin Glover como o sinistro recepcionista do motel.

Nenhum comentário: