sábado, 27 de setembro de 2014

9.79*

9.79* (9.79*, EUA, 2012) – Nota 8
Direção – Daniel Gordon
Documentário

Quando o corredor jamaicano naturalizado canadense Ben Johnson venceu a prova dos cem metros rasos na Olimpíada de Seul em 1988 batendo o recorde mundial, o grande púbico jamais imaginaria que dois dias depois seria divulgado que o atleta fora pego no exame antidoping e assim perderia a medalha. O que era para ser o grande recorde da história do atletismo, se transformou no escândalo do século. 

Este ótimo documentário faz parte da fantástica série “30 for 30” produzida pela ESPN, que conta grandes histórias do esporte mundial. 

O diretor Daniel Gordon colheu depoimentos dos oitos corredores que disputaram aquela final do cem metros, incluindo de Ben Johnson e Carl Lewis, que eram os grandes rivais e favoritos para vitória. 

O grande acerto do documentário é ir fundo na questão do doping, com o diretor conseguindo um depoimento do chefe da equipe que realizou os exames antidoping na Olimpíada de Los Angeles em 1984 e que conta que uma quantidade enorme de atletas usava anabolizantes, o problema é que os exames da época não tinham como detectar o produto. Anos depois, ele mesmo testou as amostras colhidas pelos atletas e decidiu deixar de lado, pois se fosse fundo neste trabalho resultaria num gigantesco escândalo. 

Outros fatos chamam a atenção, como o depoimento de Ben Johnson, que confirma ter utilizado anabolizantes, porém alega que havia parado pelo menos um mês antes da disputa e que acredita ter sido sabotado por outro corredor chamado Andre Jackson a mando de Carl Lewis, denúncia que tem até algum sentido face aos fatos mostrados no doc. Outro ponto é que o próprio Carl Lewis foi pego no antidoping antes de Los Angeles 1984 e seu caso foi abafado pelas autoridades americanas. 

Para deixar o espectador ainda mais estarrecido, no final descobrimos que dois oito finalistas daquela disputa, seis foram pegos no antidoping pelo menos uma vez, apenas o brasileiro Robson Caetano e o americano Calvin Smith terminaram a carreira limpos. 

Por sinal, Calvin Smith que era o recordista dos cem metros, deixa claro sua mágoa em saber que enquanto corria com base apenas nos treinos, a maioria de seus oponentes utilizava drogas para melhorar o desempenho.

Nenhum comentário: