terça-feira, 2 de setembro de 2014

Roubo a Máfia

Roubo a Máfia (Rob the Mob, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Raymond De Felitta
Elenco – Michael Pitt, Nina Arianda, Andy Garcia, Ray Romano, Griffin Dunne, Michael Rispoli, Yul Vazquez, Frank Whaley, Brian Tarantina, Ainda Turturro, Burt Young, Cathy Moriarty, Adam Trese.

No início de 1991, os namorados Tommy (Michael Pitt) e Rosie (Nina Arianda) são presos após assaltarem uma floricultura com o objetivo de conseguir dinheiro para comprar drogas. No ano seguinte, Tommy sai de cadeia e com ajuda de Rosie começa a trabalhar em uma empresa de cobranças, onde o dono (Griffin Dunne) é um ex-presidiário que acredita em segunda chance, porém seu verdadeiro intuito é contratar pessoas para pagar um baixo salário. 

O casal tenta levar uma vida normal, mas sofre com a falta de dinheiro. Esta dificuldade, somada ao ódio de Tommy pela Máfia que extorquia seu pai, um pequeno comerciante dono de uma floricultura, faz nascer uma ideia maluca no sujeito. Ao acompanhar o julgamento do chefão mafioso John Gotti, que fora entregue aos federais por um de seus capangas, Tommy anota os endereços dos clubes que eles frequentam e descobre que mafioso algum usa arma nestes locais. Tommy e Rosie decidem assaltar os clubes, acreditando que bandidos jamais dariam queixa na polícia, porém não imaginavam que estariam se envolvendo em algo maior que um simples roubo. 

Esta inacreditável história sobre um casal de jovens malucos e ao mesmo tempo ingênuos é baseada em um fato real que influenciou decisivamente no julgamento de vários mafiosos. 

A trama por si só tinha tudo para render um grande filme, o problema está no roteiro frouxo que aproveita mal vários personagens e na direção que não se decide entre fazer uma comédia ou um drama policial, resultando numa narrativa irregular. A tentativa de criar uma história de amor ao estilo “Bonnie & Clyde” também não funciona. 

Mesmo com personagens mal aproveitados, vale destacar Andy Garcia como outro chefão mafioso, o comediante Ray Romano como um jornalista especializado na Máfia e a pequena e importante participação do veteraníssimo Burt Young, o Paulie da série “Rocky”. 

No final, fica a sensação de uma boa história desperdiçada.

Nenhum comentário: