sábado, 23 de novembro de 2013

O Céu de Suely

O Céu de Suely (Brasil, 2006) – Nota 7
Direção – Karim Ainouz
Elenco – Hermila Guedes, João Miguel, Maria Menezes, Zezita Matos, Georgina Castro, Claudio Jaborandy, Marcelia Cartaxo, Flavio Bauraqui.

Após viver algum tempo em São Paulo, a jovem Hermila (Hermila Guedes) volta para a pequena Iguatu no interior do Ceará trazendo seu filho. Ela reencontra a avó e a tia com quem decide morar até o pai da criança chegar de São Paulo. O tempo passa e Hermila descobre que o rapaz se mudou, mas não deixou novo endereço. Abandonada e sem perspectivas, Hermila decide rifar seu corpo para o que ela chama de “uma noite no paraíso” e assim juntar dinheiro para sair da cidade. 

O diretor cearense Karin Ainouz, que chamou atenção da crítica com o polêmico “Madame Satã”, aqui retorna a seu Estado para contar a história de Hermila, que no fundo é o retrato da vida de milhares de jovens do interior do país que vendem seu corpos em busca de dinheiro. 

No caso de Hermila é uma decisão radical e quase racional, pois ela não se considera e nem deseja trabalhar como prostituta, seu objetivo é ter uma nova vida, nem que para isso tenha que entregar seu corpo para um homem por uma noite. 

A atuação espontânea de Hermila Guedes é o destaque, inclusive desinibida para as cenas de nudez. O sempre competente João Miguel também acerta no tom no papel do ex-namorado apaixonado a quem Hermila tem carinho, mas não deseja viver junto naquele fim de mundo. 

A ponta de esperança criada ao final do longa é outro retrato triste e realista de quem precisa se afastar da família para tentar uma vida melhor. 

3 comentários:

renatocinema disse...

Amo esse filme. Assisti exatamente por ter gostado do trabalho do diretor em Madame Satã.

Esse entendo ser um filme nacional que precisava ser mais divulgado.

Parabéns.

renatocinema disse...

Particularmente daria nota 8

Hugo disse...

Renato - Gostei mais deste filme do "Madame Satã". Mesmo com as críticas positivas, "Madame Satã" me deu a impressão de sido produzido com o objetivo de chamar a atenção pela polêmica.

Abraço