segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Promessa

A Promessa (The Pledge, EUA, 2001) – Nota 7,5
Direção – Sean Penn
Elenco – Jack Nicholson, Robin Wright Penn, Patricia Clarkson, Benício Del Toro, Aaron Eckhart, Sam Shepard, Lois Smith, Costas Mandylor, Helen Mirren, Tom Nonnan, Michael O’Keeffe, Vanessa Redgrave, Pauline Roberts, Mickey Rourke, Harry Dean Stanton.

Em seu último dia de trabalho antes da aposentadoria, o detetive Jerry Black (Jack Nicholson) é um dos policiais que chegam a cena de um crime brutal. Uma garotinha de oito anos foi estuprada e morta por espancamento, fato extremamente cruel que policial algum tem coragem de contar a mãe da criança (Patricia Clarkson). Jerry decide tomar a frente e ao contar para mãe desesperada, acaba prometendo que encontrará o assassino. 

Não demora para Jerry e seu parceiro Stan Krolak (Aaron Eckhart) chegarem a Toby Jay Waldenah (Benicio Del Toro), que confessa o crime, porém o sujeito tem sérios problemas mentais e termina por se suicidar, o que faz com Jerry não acredite na história. Decidido a investigar por conta própria mesmo aposentado, Jerry é pressionado por seus antigos superiores a abandonar o caso, o que ele a princípio aceita e tenta seguir a vida, porém algumas coincidências e a promessa feita para mãe da vítima transformam o caso em obsessão. 

Este longa foi o terceiro trabalho de Sean Penn como diretor, novamente trabalhando uma dolorosa trama sobre perda. A história que começa como um filme policial de serial killer, logo se transforma num drama que foca na obsessão do personagem de Nicholson, que direciona toda sua vida para resolver o caso e cumprir a promessa, mesmo que as conseqüências sejam trágicas. 

O elenco recheado de ótimos coadjuvantes em pequenos papéis é um dos pontos principais, quase todos com personagens marcantes que surgem durante a investigação, mas o grande destaque é a interpretação de Jack Nicholson. Longe dos maneirismos que costuma utilizar em personagens fortes, aqui ele cria um sujeito comum que sofre por causa da promessa e tem praticamente todo o filme a se dispor. 

O resultado é um doloroso drama com um ótimo personagem principal que pode ser considerado um presente de Sean Penn para Jack Nicholson. 

3 comentários:

Gustavo disse...

Doloroso é mesmo a palavra certa para qualificá-lo. E o final é simplesmente desesperador. Lembro-me de ter ficado perturbado pelo resto do dia na tarde em que vi o filme na HBO.

renatocinema disse...

Doloroso mesmo....Atuação de Nicholson realmente merece destaque, assim como outros coadjuvantes.

Filme deixa um nó na garganta.

Hugo disse...

Gustavo e Renato - É um daqueles filmes que ficam em nossa mente por um bom tempo.

Abraço