domingo, 24 de fevereiro de 2013

Por Uma Boa Briga & Veia de Lutador


Por Uma Boa Briga (Play It to the Bone, EUA, 1999) – Nota 5
Direção – Ron Shelton
Elenco – Woody Harrelson, Antonio Banderas, Lolita Davidovich, Tom Sizemore, Lucy Liu, Richard Masur, Robert Wagner, Willie Garson, Aida Turturro.

Cesar (Antonio Banderas) e Vince (Woody Harrelson) são dois pugilistas fracassados que recebem uma proposta irrecusável, lutarem na preliminar de uma luta de Mike Tyson em Las Vegas. Os dois aceitam e resolvem viajar juntos de carro até o local, mesmo sendo rivais, inclusive porque Cesar namora Grace (Lolita Davidovich), ex-namorada de Vince. Lógico que Grace viajará junto e a dupla terá de aceitar suas diferenças em prol do dinheiro da luta. 

O diretor e roteirista Ron Shelton é especialista em filmes sobre esporte, tendo já comandado bons longas sobre beisebol (“Sorte no Amor” e “Cobb – A Lenda”), golfe (“O Jogo do Amor”) e basquete (“Homens Brancos Não Sabem Enterrar”), porém aqui ele erra feio. O roteiro não cria empatia alguma na dupla de boxeadores derrotados, sendo que na primeira hora durante a viagem quase nada de interessante acontece. Mesmo com a luta entre os amigos no final sendo muito bem filmada, a sequência acaba sendo insuficiente para transformar num bom filme.

Veia de Lutador (Fighting, EUA, 2009) – Nota 6
Direção – Dito Montiel
Elenco – Channing Tatum, Terrence Howard, Zulay Henao, Luis Guzman, Roger Guenveur Smith, Brian White, Michael Rivera, Flaco Navaja, Peter Anthiny Tambakis.

O jovem Shawn McArthur (Channing Tatum) veio do Alabama para Nova York e para sobreviver trabalha vendendo produtos na rua. Após se meter em uma confusão e mostrar ser bom de briga, Shawn recebe uma oferta do vigarista Harvey (Terrence Howard). O sujeito diz que ele pode ganhar cinco mil dólares participando de uma luta clandestina. Precisando de dinheiro, Shawn aceita a oferta e se envolve num mundo violento onde acontecem apostas altas. 

O diretor Dito Montiel estreou com o elogiado “Santos e Demônios”, um longa autobiográfico que ainda preciso conferir, porém seus dois trabalhos seguintes não se sustentam. O mais recente, o policial “Anti-Heróis” é decepcionante e este “Veia de Lutador” que foi seu segundo trabalho também deixa a desejar. Os três filmes citados tem Channing Tatum no elenco. 

A premissa aqui é boa, mostrar o mundo das lutas clandestinas, porém o desenrolar da trama é repleto de clichês, desde os dramas do passado dos personagens, passando pelas coincidências forçadas, chegando até a luta final entre os inimigos. Apesar dos desempenhos dignos de Channing Tatum e Terrence Howard, o resultado é um filme abaixo do potencial da história. 

2 comentários:

renatocinema disse...

Boxe, para mim, é Touro Indomável.
Até porque não gosto do esporte.

Hugo disse...

Renato - Também não gosto do esporte, mas o tema vários outros bons filmes além de "Touro Indomável", "como por exemplo "Marcado Pela Sarjeta" com Paul Newman, "A Luta Pela Esperança" com Russell Crowe e "Rocky".

Abraço