sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Filmes Antigos - Tema Segunda Guerra Mundial

O Expresso de Von Ryan (Von Ryan’s Express, EUA, 1965) – Nota 7
Direção – Mark Robson
Elenco – Frank Sinatra, Trevor Howard, Sergio Fantoni, Brad Dexter, Adolfo Celi, Raffaella Carrá, Edward Mulhare, James Brolin.

Duranta a Segunda Guerra, num momento em que o exército alemão já mostrava fraqueza, o Coronel Joseph L. Ryan (Frank Sinatra) tem seu caça abatido atrás das linhas inimigas e se torna prisioneiro em um campo de concentração. No local, o Coronel ganha o apelido de Von Ryan, o que a princípio o irrita, mas aos poucos percebe que pode unir os soldados aliados para tentar uma fuga. Junto com o oficial inglês Eric Fincham (Trevor Howard), Ryan planeja utilizar um trem que passa próximo ao campo para escapar. 

Seguindo o estilo do clássico “Fugindo do Inferno” de John Sturges, o diretor canadense Mark Robson com menos recursos e tendo apenas com Sinatra como astro, apoiado pelo inglês Trevor Howard, cria um bom filme sobre fuga, que diverte sem maiores pretensões.

A Batalha de Anzio (Lo Sbarco di Anzio, EUA / França / Espanha / Itália, 1968) – Nota 7,5
Direção – Edward Dmytryk
Elenco – Robert Mitchum, Peter Falk, Earl Holliman, Reni Santoni, Mark Damon, Arhur Kennedy, Giancarlo Giannini, Patrick Magee, Robert Ryan.

Quando os aliados desembarcam em Anzio na Itália, o objetivo principal seria avançar para atacar os nazistas, porém um General (Arthur Kennedy) decide construir uma espécie de fortaleza no local para se defender dos nazistas. Sua ideia não é bem aceita por um Capitão (Peter Falk) e também por um correspondente de guerra (Robert Mitchum), que acreditam que a decisão fará com os soldados sejam cercados pelos nazistas, fato que ocorre e transforma a região num sangrento palco de batalha. 

Baseado numa história real, o filme se sustenta pelas ótimas cenas de ação e pelo elenco recheado de bons atores como Mitchum, Fak, Kennedy e o veterano Robert Ryan. Como curiosidade, por ser um produção multinacional, grande parte do elenco de apoio é formado por atores italianos. 

A Defesa do Castelo (Castle Keep, EUA, 1969) – Nota 7
Direção – Sydney Pollack
Elenco – Burt Lancaster, Peter Falk, Patrick O’Neal, Jean Pierre Aumont, Astrid Hereen, Tony Bill, Bruce Dern, Scott Wilson, Michael Conrad, James Patterson.

Na região da Antuérpia, durante a Segunda Guerra Mundial, um esquadrão de soldados americanos liderados pelor major Abraham Falconer (Burt Lancaster usando um tapa-olho) se refugia no castelo de um rico conde (Jean Pierre Aumont), que basicamente dá abrigo em troca de segurança para ele, sua esposa (Astrid Hereen) e sua valiosa coleção de obras de arte. Os americanos passam a defender o castelo do ataque de soldados nazistas que estão saqueando toda a região. 

É um longa eficiente, com algumas boas cenas de ação e uma trama diferente dos filmes comuns sobre a Segunda Guerra. As curiosidades são o roteiro que tenta criar um triângulo amoroso entre Major, Conde e sua esposa e principalmente ter na direção Sydney Pollack, especialista em dramas, aqui comandando seu único longa com o tema guerra.

A Fuga dos Homens Pássaros (The Birdmen, EUA, 1971) – Nota 7
Direção – Philip Leacock
Elenco – Doug McClure, Rene Auberjonois, Richard Basehart, Chuck Connors, Max Baer Jr, Tom Skerritt, Paul Koslo, Don Knight.

O Coronel Morgan Crawford (Chuck Connors) é enviado para resgatar um cientista (Rene Auberjonois) prisioneiro dos nazistas. Ele consegue resgatar o homem, porém em seguida os dois são capturados por outra patrulha alemã. Como o cientista conhece segredos dos aliados, ele esconde sua identidade dos nazistas. A dupla é levada para um castelo que fica à beira de uma montanha nos Alpes Suiços, onde nem mesmo os outros prisioneiros conhecem a verdade identidade do cientista. Como o local é difícil acesso, a única forma de escapar é voando, o que outro prisioneiro, o Major Harry Cook (Doug McClure) planeja fazer ao construir um planador improvisado. O fato desagrada ao Coronel Crawford, causando um conflito entre os dois oficiais que estão presos. 

Esta produção feita para a tv é um dos clássicos da extinta Sessão da Dez do SBT, porém o fato não diminui o interesse na trama bem contada e no curioso plano de fuga, ponto principal da história. Como curiosidade, Doug McClure e Chuck Connors eram astros da tv americana, McClure foi co-protagonista da série “O Homem da Virginia” ao lado de James Drury por nove temporadas nos anos sessenta e Connors estrelou “O Homem do Rifle” entre 1958 e 1963. Além disso, Richard Basehart que interpreta aqui o oficial nazista, era famoso pela série “Viagem ao Fundo do Mar”.

3 comentários:

renatocinema disse...

Eu adoro filmes antigos sobre Guerra. DA primeira guerra um que recomendo é Glória Feita de Sangue.......ESPETACULAR.

ABS

Gonga disse...

Vou a ser sincero, a II Guerra Mundial é dos temas que estou mais cansado. Eventualmente há alguns que tazem outras prespetivas, mas em geral é sempre o mm tema

Hugo disse...

Renato - "Glória Feita de Sangue" é um filmaço de Kubrick.

Gonga - Estes filmes que comentei realmente são parecidos no estilo.

Abraço