segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Estômago

Estômago (Brasil, 2007) – Nota 7,5
Direção – Marcos Jorge
Elenco – João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos.

Raimundo Nonato (João Miguel) chega em São Paulo vindo da Paraíba sem conhecer pessoa alguma e dinheiro algum no bolso. Ele entra na lanchonete de Zulmiro (Zeca Cenovicz), come duas coxinhas e como não tem como pagar, acaba sendo obrigado a lavar pratos, mas pelo menos consegue um quarto para dormir. 

A partir daí, Nonato passa a trabalhar como cozinheiro e aprende a fazer coxinhas que se tornam o sucesso do local. Além disso, Nonato sente-se atraído pela prostituta Íria (Fabiula Nascimento), que é extremamente gulosa. Em paralelo, a narrativa mostra Nonato chegando a cadeia, sem explicar qual crime ele cometeu, onde aos poucos ganha a confiança do dono da cela, o bandido Bujiu (Babu Santana), através da comida que ele prepara. 

Este curioso longa foi uma agradável surpresa graças ao desempenho do ator João Miguel, que ficou conhecido por “Cinema, Aspirinas e Urubus” e aqui comprova seu talento ao criar um sujeito ao mesmo tempo simplório, ingênuo em alguns aspectos, mas inteligente ao conquistar as pessoas através de sua habilidade na cozinha. 

As duas narrativas seguem até o final onde conheceremos o crime que levou Nonato para cadeia, fato em si sem muitas surpresas, porém um detalhe é sinistro, se revelando uma pérola do humor negro. 

Como curiosidade, a atriz Fabiula Nascimento se entrega a algumas cenas ousadas que muitas atrizes se negariam a fazer, principalmente a sequência do striptease na boate.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Adoro esse filme, acho a melhor atuação de João Miguel até hoje. Seria mais bondosa na nota, até porque o roteiro consegue nos prender de uma maneira muito forte.

bjs

Gilberto Carlos disse...

Também gosto muito de Estômago. O começo do estrelato de João Miguel e um monte de participações especiais.

Hugo disse...

Amanda e Gilberto - A atuação de João Miguel é fantástica.

Abraço