sábado, 16 de fevereiro de 2013

Django Livre

Django Livre (Django Unchained, EUA, 2012) – Nota 8,5
Direção – Quentin Tarantino
Elenco – Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington, Samuel L. Jackson, Walton Goggins, Dennis Christopher, James Remar, James Russo, Don Johnson, Franco Nero, Tom Wopat, Don Stroud, Russ Tamblyn, Amber Tamblyn, Bruce Dern, M. C. Gainey, Cooper Huckabee, Doc Duhame, Jonah Hill, Lee Horsley, Michael Parks, John Jarratt, Quentin Tarantino, Robert Carradine, Tom Savini, Michael Bowen, Ted Neeley.

Dois anos antes do início da guerra civil americana, o escravo Django (Jamie Foxx) está sendo levado pelo seus novos donos quando é resgatado pelo caçador de recompensas Dr. King Schultz (Christoph Waltz), um alemão que era dentista e trocou de profissão para caçar bandidos, matá-los e receber as recompensas. Schultz deseja que Django o ajude a encontrar três irmãos que ele não conhece, mas que valem uma boa recompensa. Logo, os dois se tornam amigos e sócios, com Django tendo o objetivo de reencontrar sua mulher, a bela Broomhilda von Schaft (Kerry Washington), que foi comprada pelo milionário Calvin Candie (Leonardo DiCaprio). A dupla decide armar um complicado golpe para conseguir a liberdade de Broomhilda, sem que Calvin perceba que está sendo enganado. 

Este novo trabalho de Tarantino é um bela homenagem ao chamado “Western Spaghetti”, filmes italianos que copiavam o clássico gênero. Tarantino pegou emprestado o título de um do clássico italiano estrelado por Franco Nero, que tem uma ponta aqui, mas criou uma história completamente diferente, basicamente uma trama sobre liberdade, vingança e amor. Como é normal nas obras de Tarantino, a violência é forte, porém perfeita dentro do contexto da trama, com destaque para os tiroteios na parte final, que claramente faz uma homenagem ao estilo de Sam Peckinpah, com balas explodindo nos corpos e sangue jorrando para todos os lados. 

O elenco está ótimo, Jamie Foxx está perfeito como o ex-escravo orgulhoso, Leonardo DiCaprio faz bem um vilão almofadinha, mas os destaques são Samuel L. Jackson, envelhecido pela maquiagem e interpretando um ex-escravo puxa-saco do personagem de DiCaprio e principalmente o incrível Christoph Waltz, que rouba todas as cenas como o alemão bom de lábia e de armas. 

Não se pode deixar de citar as pequenas participações de atores interessantes e alguns até esquecidos, fato comum nos filmes de Tarantino. Para o cinéfilo com mais idade ou que gosta de filmes antigos, aqui se diverte com vários rostos conhecidos. Temos Don Johnson da série “Miami Vice” como um fazendeiro, Walton Goggins de “The Shield” como um pistoleiro racista, a dupla de eternos vilões James Remar e James Russo, Tom Wopat da série “Os Gatões” (The Dukes of Hazzard) e até o aposentado Ted Neeley que foi o protagonista da versão hippie sobre Jesus Cristo, o musical “Jesus Cristo Superstar”.  

O resultado é uma diversão de primeira qualidade.

9 comentários:

Emerson disse...

Um Western um tanto diferente, com a assinatura de Tarantino...o resultado é um filme muito engraçado...ótima atuação de Christoph Waltz...Abraço!!

Amanda Aouad disse...

Um filme acima da média, mesmo. Ainda que não seja dos melhores do diretor. O personagem de Samuel L. Jackson me deu horror, hehe. E Christoph Waltz é mesmo sempre incrível.

bjs

M. disse...

Taí um filme que preciso ver! Dizem que esta versão de Tarantino é muito boa!

Nani disse...

Eu realmente preciso assistir. Já li umas 20 críticas sobre o filme e todas dizem a mesma coisa.

Hugo disse...

Emerson e Amanda - Christoph Waltz foi um grande descoberta de Tarantino. Antes de "Bastardos Inglórios" ele era um ator praticamente desconhecido.

M - É um ótimo filme, principalmente para quem gosta de western.

Nani - As críticas são boas e merecidas.

Abraço

Gilberto Carlos disse...

Com certeza um filme de qualidade inquestionável. A cena da revanche de Django é inesquecível.

Hugo disse...

Gilberto - Grande sequência.

Abraço

Rodrigo Mendes disse...

Hugo esse filme já é um clássico!!!

Abs.

Hugo disse...

Rodrigo - Outro grande filme de Tarantino.

Abraço