terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Colateral

Colateral (Collateral, EUA, 2004) – Nota 7,5
Direção – Michael Mann
Elenco – Tom Cruise, Jamie Foxx, Jada Pinkett Smith, Mark Ruffalo, Peter Berg, Bruce McGill, Irma P. Hall, Barry Shabaka Henley, Richard T. Jones, Klea Scott, Javier Bardem, Debi Mazar.

O motorista de táxi Max (Jamie Foxx) sonha em conseguir dinheiro para montar um pequeno negócio, por isso encara todo tipo de passageiro pela noite de Los Angeles. Quando o acaso faz com que Vincent (Tom Cruise) entre em seu carro, Max não imagina como sua vida irá mudar naquela noite. Parecendo um executivo, Vincent contrata Max para levá-lo a cinco locais diferentes, porém o pobre taxista não imagina que o sujeito é um assassino profissional que precisa eliminar algumas pessoas durante poucas horas. 

A qualidade técnica dos trabalhos de Michael Mann é sempre fantástica e aqui não é diferente. Ele capta com perfeição uma Los Angeles enorme e fria, bem diferente da cidade dos sonhos que na maioria das vezes é mostrada pelos filmes de Hollywood. 

A premissa também é ótima, resultando numa primeira hora de filme muito boa, que apresenta os personagens e logo cria um embate entre o sonhador Max, um sujeito que ainda acredita na bondade e o gelado Vincent, que vê o ser humano como descartável. Esta diferença de personalidades gera ótimos diálogos, inclusive alguns que chegam a ser filosóficos. A parte final do longa já segue o estilo comum ao gênero, perdendo um pouco da originalidade inicial. 

No geral é um drama policial acima da média, que tem ainda ótimas interpretações de Jamie Foxx e Tom Cruise.

6 comentários:

Gonga disse...

Eu gostei mas nao tanto como voce, pareceu-me demasiado americano

Amanda Aouad disse...

É um filme interessante, com uma boa tensão, mas apenas um bom filme policial mesmo.

bjs

Silvia Freitas disse...

Acho esse filme legal, já o assisti mais de uma vez.
Abraços!

Hugo disse...

Gonga e Amanda - É um bom filme policial, nada mais que isso.

Silvia - Eu vi apenas uma vez.

Abraço

Emerson disse...

Achei um bom filme, com diálogos interessantes e boas atuações, não o vejo apenas como um filme despretensioso, gostei bastante...Abraço!!!

Hugo disse...

Emerson - O que chama muito a atenção é o estilo Michael Mann. A parte técnica é impecável.

Abraço