terça-feira, 4 de outubro de 2011

Zodíaco

Zodíaco (Zodiac, EUA, 2007) – Nota 8,5
Direção – David Fincher
Elenco – Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr, Anthony Edwards, Brian Cox, John Carroll Lynch, Chloe Sevigny, John Getz, John Terry, Candy Clark, Elias Koteas, Donal Logue, Dermot Mulroney, Philip Baker Hall, Tom Verica, Zach Grenier, Adam Goldberg, James Le Gros, Charles Fleischer, Cléa Duvall, Paul Schulze.

No feriado de 4 de Julho de 1969, um casal é atacado no condado de Vallejo na Califórnia. A mulher morre, mas o homem sobrevive. Pouco tempo depois, três jornais da região recebem cartas onde um desconhecido alega ser o responsável pelo ataque ao casal, além de outro caso anterior de assassinato. O sujeito exige que as cartas sejam publicadas, senão ele continuará a matar. Em um destes jornais, o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr) fica responsável pela matéria e não leva a sério a teoria do cartunista Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) que acredita haver uma mensagem escondida nas três cartas. 

Enquanto isso, um novo crime faz a dupla de policiais Davis Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) acreditar ser mais um obra do agora conhecido como “Assassino do Zodíaco”, dando início a uma investigação que seguirá por mais de uma década e envolverá policiais de outros condados, além da dupla de jornalistas Avery e Graysmith, fato que mexerá com a vida de todos os envolvidos. 

O ótimo diretor David Fincher consegue o feito de envolver o espectador por mais de duas horas e meia numa história real, onde todos conheciam o final, sem grandes cenas de ação ou efeitos especiais, além de comandar com talento um grande elenco que se espalha em diversas investigações paralelas num caso que se transformou numa enorme teia de aranha. 

Esta descentralização da investigação e a falta de velocidade na troca de informações foram fundamentais para nunca se chegar efetivamente ao assassino, além de não existir certeza se todos estes crimes atribuídos aos Zodíaco tenham sido cometidos por apenas único sujeito. 

Filme imperdível para quem gosta de histórias investigativas, com muitos personagens e informações.


6 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Bom filme !
Consegue ser dinâmico mesmo com mais de suas horas

Hugo disse...

Marcelo - O filme tem um grande diretor com um ótimo roteiro.

Abraço

Fernando Fonseca disse...

Um filme injustiçado pela Academia. Roteiro coeso, direção firme e atuações afinadas. Soma-se os aspectos técnicos soberbos: trilha, fotografia e reconstituição do período. Uma grande obra que não pode deixar passar.

Hugo disse...

Fernando - É uma aula de como se fazer um grande filme impecável na parte técnica.

Abraço

Thomás R. Boeira disse...

Acho esse filme uma obra-prima. Gostei tanto que comprei um dos livros no qual o roteiro é baseado e é excelente também.

David Fincher é um ótimo diretor e estou curioso para saber o que ele vai fazer com a refilmagem do filme da trilogia Millenium (não gostei muito da versão sueca).

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

Hugo disse...

Thomás - Ainda não conferi os filmes da trilogia Millenium, mas apenas pelo que li, tem tudo para ser um novo grande trabalho de Fincher.

Abraço