domingo, 23 de outubro de 2011

Red - Aposentados e Perigosos & Os Últimos Durões


Assistindo ao divertido "Red - Aposentados e Perigosos" recheado de astros veteranos, lembrei deste "Os Últimos Durões", um longa que mistura ação e comédia produzido como uma homenagem a dois monstros do cinema, o falecido Burt Lancaster e o ainda vivo Kirk Douglas.

Red – Aposentados e Perigosos (Red, EUA, 2010) – Nota 7
Direção – Robert Schwentke
Elenco – Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich, Helen Mirren, Mary Louise Parker, Karl Urban, Richard Dreyfuss, Brian Cox, Rebecca Pidgeon, James Remar, Julian McMahon, Ernest Borgnine.

Frank Moses (Bruce Willis) é um aposentado agente da CIA que vive entendiado e diariamente telefona para Sarah Ross (Mary Louise Parker), funcionária do setor de previdência do governo, com alguma desculpa para conversar com a moça. Quando um grupo de assassinos invade a casa de Frank para tentar matá-lo, ele mostra que ainda está em forma e volta à ativa para tentar descobrir quem deseja seu fim. Frank leva consigo Sarah e procura seus antigos parceiros que podem os próximos alvos. 

O filme é uma divertida brincadeira em cima dos longas de ação, colocando veteranos atores como heróis e mocinhos em sequências explosivas, repletas de tiros e armas potentes. O destaque principal é o elenco, com Bruce Willis repetindo seu papel de herói, um engraçadíssimo John Malkovich como um agente paranóico e a dama Helen Mirren, especialista em interpretar mulheres de classe, aqui mandando ver com vários tipos de armas, além do sotaque carregado de Brian Cox como um veterano agente russo. E não posso deixar de citar a pequena participação do simpático Ernest Borgnine, ainda na ativa aos 94 anos.

Os Últimos Durões (Tough Guys, EUA, 1985) – Nota 6,5
Direção – Jeff Kanew
Elenco – Burt Lancaster, Kirk Douglas, Charles Durning, Dana Carvey, Eli Wallach, Alexis Smith, Darlanne Fluegel, Billy Barty.

Harry (Butch Lancaster) e Archie (Kirk Douglas) foram presos por assaltarem um trem carregado de dinheiro e cumpriram trinta anos de cadeia. Após conseguirem a liberdade, a dupla já com mais de sessenta anos, tenta ganhar a vida de outras formas, mas não consegue. Resolvem então voltar à antiga profissão e assaltar o mesmo trem que ainda faz transporte de dinheiro. 

Esta foi a última parceira de Lancaster e Douglas (trabalharam em sete filmes juntos) e mesmo não sendo um grande filme, pelo menos é divertido. O ponto principal é o modo engraçado de mostrar as dificuldades da dupla em concluir o plano devido a idade, mas mesmo assim ainda mostra em algumas cenas que Kirk Douglas estava em forma, o que ajuda a explicar por ele estar vivo hoje com quase 95 anos. Além dele, os coadjuvantes Charles Durning com 88 anos e Eli Wallach com 96, também estão vivos e trabalhando.


4 comentários:

Thomás R. Boeira disse...

Desses dois, assisti só Red. Achei bem divertido. O elenco de veteranos está muito bem.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

Alan Raspante disse...

estou sempre falando que vou ver red, mas até agora ainda não fiz isso. acabo ficando com medo de "jogar tempo" fora... rs

Amanda Aouad disse...

Achei RED muito divertido também, principalmente John Malkovich e Helen Mirren. Aquela cena deles metralhando o estacionamento na parte final é impagável. Os Últimos Durões não vi ainda.

bjs

Hugo disse...

A todos - Red é um diversão descompromissada e divertida, vale a sessão pelo ótimo elenco.

Abraço