segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rafinha Bastos, Bancos, Correios.

Desta vez vou mudar o foco do blog e comentar três notícias atuais. Duas que interessam a população e uma terceira totalmente fútil, porém as três estão ligadas pelo modo como parte da imprensa divulga, sempre tentando manipular a cabeça das pessoas.

Começando pela notícia sem importância, o caso do afastamento de Rafinha Bastos do CQC é um grande ato de hipocrisia. Sua piada sobre a cantora que se julgou ofendida é ridícula e devia ser ignorada, assim como outras que ele fez e incomodou algumas pessoas. O ponto principal não é a piada, mas sim que foi o alvo dela. Se ele tivesse feito o comentário sobre uma pessoa comum, não haveria repercussão alguma, mas como o alvo foi uma pessoa famosa, com família e amigos influentes, boa parte da mídia caiu matando em cima do sujeito como se ele tivesse cometido um assassinato.

O programa CQC tem defeitos e virtudes, mas como incomoda muito a elite brasileira e os políticos, estes esperavam uma chance para devolver a pancada. Se considerarmos que o integrantes do CQC passam dos limites, o que pensar então de programas como Pânico onde o chamado "Impostor" invadiu os velórios de Amy Winehouse e Michael Jackson, do integrante do Legendários que pendurou uma bandeira do Brasil no Obelisco em Buenos Aires ou até mesmo do Datena no próprio canal do CQC que faz sensacionalismo com o sofrimento de vítimas da violência? A diferença é que estes programas não pressionam políticos cara a cara e fazem perguntas que mostram o verdadeiro caráter destes sujeitos para o espectador.

As outras duas notícias estão ligadas pela palavra "greve" e mesmo que a mídia tente colocar os funcionários grevistas como vilões, o problema é bem mais profundo. A greve dos Correios é justa em relação aos baixos salários, porém o que rola nos bastidores é que ela pode ter sido arquitetada com o intuito de colocar a população contra a empresa e os grevistas, abrindo com isso caminho para uma futura privatização ou pelo menos terceirização de parte dos serviços. Fica claro que algo de estranho ocorre, o governo oferece um abono que seria algo comum e um aumento de R$ 50,00 a partir de Janeiro/2012, traduzindo, um grande piada ou jogada para manter a greve por mais tempo.

Para quem usa pouco os Correios, saiba que esta é uma das empresas estatais que tem a melhor qualidade de serviços e preços acessíveis. A terceirização diminuiria esta qualidade, principalmente as entregas e privatização seria uma grande perda para a população, pois com certeza os preços dobrariam de valor, assim como funcionam os serviços de entregas privados, que são voltados para grandes empresas e pessoas da elite.

A greve dos bancários é outra situação em que os grevistas tem razão. Em sua maioria são funcionários abaixo do cargo de gerência, que tem um salário baixo em relação a pressão que sofrem por resultados, traduzindo, são obrigados a vender produtos para os clientes, mesmo que os compradores tenham um grande prejuízo com este tipo de negócio.

Esta greve também é colocada na mídia de uma forma que o povo fique contra os funcionários, você não vê reportagens sobre os recordes de lucros que bancos batem a cada seis meses ou as absurdas taxas e tarifas que são cobradas dos clientes. Sobre estas taxas abusivas eu poderia escrever um texto gigante, mas vou ficar por aqui.

Um detalhe que nem todos sabem, grande parte dos serviços bancários que não atendem diretamente o cliente na agência, como compensação bancária, cadastro de clientes e call center, são terceirizados para empresas que pagam uma miséria para os funcionários, ou seja, o número de bancários efetivos caiu muito, o que faz com que a classe perca parte da força.

Para finalizar, darei uma dica para quem usa pouco o banco não pagar tarifas. Já está em vigor uma lei que criou as Contas de Serviços Essenciais. É um pacote que os bancos escondem dos clientes, mas que se você exigir eles são obrigados a alterar sua conta. Este pacote inclui serviços básicos e com certeza é ideal para muita gente. Quem tiver interesse em conhecer e utilizar o pacote, visite o site abaixo e depois procure seu banco.

http://www.idec.org.br/bancos/novas_regras_sobre_tarifas/servicos_essenciais.html


5 comentários:

Anônimo disse...

Pena que outras pessoas não retirem a camada superficial do fato, das verdadeiras causas dessas greves como você.

Natalia Xavier disse...

Gostei do foco Hugo, mto bom!
Sobre o Rafinha, eu nunca gostei de programas assim ou da galera de stand up, mas de qualquer forma, eu concordo com vc no que diz respeito em ele ser atingido dessa forma, por falar de alguem da midia. E como vc mesmo comparou, os caras do Panico ou Legendarios fazem mtas coisas pior.

Quanto a greve, infelizmente, é essa a primeira impressao que as pessoas tem: de que a culpa é dos grevistas. Mas isso é um problema do nosso pais né? Falta de conhecimento...

Abs!

Silvia Freitas disse...

Sempre achei que o rafinha exagera um pouco em suas piadinhas, mas vc disse bem, 'mexeu com gente influente demais". O CQC pode perder muito com essa mudança.

! Marcelo Cândido ! disse...

Acho que Rafinha até merece o castigo, ele é um bom humorista, gosto do trabalho dele na Liga mas o CQC não é stand up
E essas greves está prejudicando muita gente

Hugo disse...

Anônimo - Infelizmente este tipo de manipulação é normal nos dias atuais.

Natalia - Falta de informação é sempre arma para o inimigo.

Silvia - Veja o exemplo do Boris Casoi que detonou um gari ao vivo e não teve punição alguma.

Marcelo - O problema é que o politicamente correto é uma grande hipocrisia. A imprensa cai matando apenas quando alguém influente se sente ofendido.

Abraço