quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Titanic

Titanic (Titanic, EUA, 1997) – Nota 10
Direção – James Cameron
Elenco – Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Bernard Hill, Francis Fisher, David Warner, Kathy Bates, Bill Paxton, Suzy Amis, Gloria Stuart, Danny Nucci, Jonathan Hyde, Victor Garber, Ioan Gruffud.


Para comemorar minha postagem de número 500, resolvi homenagear este longa que fez um sucesso imenso e na minha opinião merecido. Sei que nem todos gostam da triste história de amor e principalmente da música tema de Celine Dion, mas não se pode negar que "Titanic" é uma obra-prima, tecnicamente falando. As sequências de suspense são extremamente realistas e intensas, que com certeza foram melhor apreciadas por quem teve o prazer de assistir ao filme no cinema. Vamos a história.

Em sua viagem inaugural, o grandioso navio Titanic partiu de Londres para Boston e no dia 14 de Abril de 1912 se chocou contra uma geleira e as poucos foi invadido pela água e afundou matando mais de 1500 pessoas.

O diretor James Cameron criou uma história fictícia para mostra a tragédia. O longa começa nos dias atuais quando o explorador Brock Lovett (Bill Paxton) visita a sobrevivente do naufrágio Rose (Gloria Stuart) e ela emocionada começa a contar sua história e o que antecedeu a tragédia.

O navio partiu de Londres com uma grande divisão de classes, enquanto os ricos aproveitavam o belíssimo salão e as acomodações confortáveis do andar de cima, os pobres viajavam numa espécie de classe econômico, no andar de baixo. O que ninguém esperava é que estes mundos se cruzariam.

Enquanto Rose viajava triste com seu arrogante noivo Cal Hockley (Billy Zane), banqueiro escolhido pela mãe, a orgulhosa Ruth (Frances Fisher), no andar de baixo Jack (Leonardo DiCaprio) viajava com o amigo Fabrizio (Danny Nucci) depois de ganharem as passagens num jogo de cartas. O destino fará com Rose e Jack se cruzem no navio fazendo surgir um romance à primeira vista e juntos tentarão sobreviver à tragédia.

Além dos personagens citados, o longa tem outros coadjuvantes importantes, como Kathy Bates como uma milionária sem requinte, mas com um senso de justiça aguçado, o veterano David Warner como o capanga do banqueiro e Bernard Hill no papel do comandante do navio.

Com certeza todos que assistiram se emocionaram com a história do casal, que tem uma química perfeita entre DiCaprio e Winslet e não podendo se esquecer da sensível interpretação da veteraníssima Gloria Stuart, na época quase com noventa anos e que ainda está viva e completará seu centenário de vida em junho deste ano.

Este filme é uma aula de cinema e merece ser visto mais de uma vez.

11 comentários:

Bruno Cunha disse...

Um óptimo filme, eternizado pelos seus 11 óscares e o melhor trabalho de Cameron!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

thicarvalho disse...

Uma aula de cinema, sem dúvida alguma. Escrevi recentemente sobre este filme tb, que é o meu preferido de todos os tempos. Grande direção, ótimo elenco, trilha sonora impecável, enfim merecedor dos 11 oscars a q ganhou. Aliás, mesmo com todo o sucesso de avatar, ainda se mantem como filme mais visto da história recente do cinema. Parabpens pela lembrança e pelo texto. Abraço Hugo.

Quem estiver afim de saber um pouco mais sobre o filme visitem:

www.cinemaniac2008.blogspot.com

Ciro Hamen disse...

Eu tenho uma certa bronca desse filme por causa de todo o sucesso e tal. Mas vendo Simplesmente Amor esses dias - e a cena onde o padrasto com o filho assiste ao Leo e Kate - fiquei com vontade de revê-lo. É, sem dúvida, um dos maiores romances de todos os tempos.

Abraços!

Wally disse...

Filmaço! Revi semana passada. Continua tão eterno quanto nunca. E, sim, é melhor que "Avatar"!

Nota 10.

Mateus Souza disse...

Particularmente, odeio Titanic, hehe.

Mas reconheço sua importância e suas qualidades - tecnicas, princialmente.

Apenas a historinha de amor que termina de forma trágica nao me convence.

Abraço.
Cinema para Desocupados

Anônimo disse...

O filme é uma grande conquista de Cameron. Acertando em praticamente todos os pontos, o filme é uma excitante aventura, um belo romance, um drama chocante e uma grande peça de entretenimento que poucas vezes foi vista na tela do cinema. É impossível não se encantar com o este filme.

http://cinemaemdvd.blogspot.com

Hugo disse...

Nekas - É um filme que tem a cara do Oscar.

Thi - Ainda não assisti "Avatar" para comparar, mas não acredito que seja melhor que "Titanic".

Ciro - Muita gente não gosta do filme pelo exagerado sucesso e marketing, mas por trás de tudo isso tem um longa sensacional.

Wally - É um filme que vale a pena ser visto mais de uma vez.

Mateus - Não sou grande fã de dramas açucarados, mas as sequências de ação de "Titanic" superam qualquer exagero que tenha na história de amor.

Kah - A história tem todos os requisitos para um grande filme: Cenas de ação sensacionais, drama, romance, aventura, etc.

Abraço a todos

LuEs disse...

Hugo, eu concordo com você.
Acho que Titanic é um ótimo filme e acho que ele mereceu todos os prêmios a que concorreu e todos os elogios que recebeu. Todo o seu trabalho técnico é maravilhoso e eu realmente não acho que a música de Celine Dion seja ruim.

Podem achar gay isso, mas eu vejo Titanic todo ano!
=)

O Cara da Locadora disse...

Fale o que quiser mas o filme entrou pra história do cinema e pra história da vida de muita gente...

Hugo disse...

Luís - Eu não sou fã da música de Celine Dion, mas isso não quer dizer nada, o filme é sensacional.

Nespoli - Com certeza, o filme tem uma legião de fãs.

Abraços

Red Dust disse...

Sou mais comedido na nota (dou 8), mas é claro que estamos na presença de um fenómeno (nem que seja de bilheteira) e muito em especial de um par de protagonistas electrizante. É um filme que fica na galeria de ouro da história do cinema.

Abraço.