sábado, 30 de janeiro de 2010

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004) – Nota 8,5
Direção – Michel Gondry
Elenco – Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Elijah Wood, Tom Wilkinson, Mark Ruffalo, Jane Adams, David Cross.

Quando Joel (Jim Carrey) descobre que sua amada Clementine (Kate Winslet) participou de um tratamento experimental que fez com ela o apagasse de sua memória, ele entra em depressão não se conformando com o acontecido. Numa atitude desesperada, Joel resolve se submeter ao mesmo tratamento e procura o Dr. Howard (Tom Wilkinson), responsável pela criação do programa, porém assim que se inicia o procedimento, Joel relembra todos os momentos maravilhosos que passou ao lado de Clementine, se arrepende da inciativa e tenta de todas as formas resistir para manter as lembranças da garota.

Este sensacional roteiro de Charlie Kaufman e do diretor Gondry é o ponto principal deste misto de comédia e drama extremamente original, que no geral é uma história de amor e deixa bem claro que as coisas boas e ruins andam lado a lado e temos de aprender a conviver com tudo, exaltando os fatos bons sem ter a necessidade de apagar alguém inteiramente da memória em virtude de alguns momentos ruins.

O elenco é outro ponto de destaque, Jim Carrey e Kate Winslet estão perfeitos como o introspectivo Joel e a expansiva e instável Clementine, além do ótimo elenco de coadjuvantes que tem participação importante na história, com personagens que tem suas vidas modificadas em virtude do mesmo tratamento que o casal utilizou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um dos filmes mais inteligentes que já vi. O roteiro é impecável e as atuações de Kate e Jim são inacreditáveis. Quem diria que um casal como esses dois poderiam resultar em uma obra-prima como esta.

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Hugo disse...

Kah - Realmente as atuações do casal são ótimas. É um tipo de filme extremamente original.

Até mais