segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cidadão X & Evilenko

A história do primeiro serial killer russo da história, Andrej Romanovic Chikatilo que assassinou mais de cinquenta pessoas entres 1978 e 1990 é contada em dois filmes diferentes e ao mesmo tempo interessantes. A produção HBO "Cidadão X" tem um ótimo elenco e um roteiro bem detalhado que prende a atenção do início ao fim, tendo a investigação da polícia como ponto principal. Enquanto "Evilenko" é uma produção italiana com menor orçamento e que foca nos crimes e na interpretação do estranho Malcolm McDowell como o assassino.


Cidadão X (Citizen X, EUA, 1985) – Nota 8,5
Direção – Chris Gerolmo
Elenco – Stephen Rea, Donald Sutherland, Max Von Sydow, Jeffrey DeMunn, Joss Ackland, John Wood, Imelda Staunton.

No início dos anos oitenta algumas crianças são encontradas violentadas e mortas com requinte de crueldade nos arredores de Moscou. A princípio a polícia acredita serem crimes perpetrados por pelo menos dois assassinos, porém o médico legista Burakov (Stephen Rea) tem certeza ser obra de um serial killer, mas as autoridades comunistas não aceitam esta teoria, acreditando ser este um problema apenas de países capitalistas. Obcecado com o assunto, Burakov acaba sendo alçado a investigador e com a ajuda extra-oficial de um Coronel (Donald Sutherland), ele dedicará alguns anos da sua vida para caçar e descobrir quem é o assassino.

O filme é baseado no livro de Robert Cullen sobre o “Monstro de Rostov”, que de 1978 até 1990 matou mais de 50 pessoas na antiga União Soviética, sendo crianças e jovens mulheres seus alvos. O roteiro escrito pelo diretor Chris Gerolmo é detalhista e mostra os assassinatos correndo em paralelo com a investigação de Burakov e com a decadência do império soviético nos anos oitenta, o que atrapalhou e muito a resolução dos crimes, além da falta de policiais experientes no assunto e do apoio das autoridades. Outro ponto forte do longa é o elenco, que além da dupla citada, tem ainda Max Von Sydow no papel do psiquiatra que monta o perfil do maníaco e do eterno coadjuvante, porém talentoso Jeffrey DeMunn, que aqui tem provavelmente seu papel mais importante da carreira, o do assassino Chikatilo e o defende com competência. Filme imperdível para os fãs de uma interessante história de suspense e investigação.

Evilenko (Evilenko, Itália, 2004) – Nota 7,5
Direção – David Grieco
Elenco – Malcolm McDowell, Marton Csokas, Ronald Pickup, Frances Barber, John Benfield.

Em Kiev 1984, o professor Andrej Romanovic Evilenko (Malcolm McDowell) tenta estuprar uma aluna de onze anos e acaba sendo obrigado a se demitir do trabalho. Como Kiev ainda pertencia à União Soviética e Evilenko era um comunista fanático, conseguiu se safar do crime e ainda ganhou como prêmio um emprego burocrático na KGB, onde viajava pelos países soviéticos a trabalho e acabava deixando um rastro de mortes, onde crianças e jovens mulheres eram seus alvos. Durante vários anos a polícia procurou o assassino, aqui liderada pelo detetive Lesiev (Marton Csokas) e sofreu pela falta de pistas e testemunhas.

O filme é baseado na história do primeiro serial killer descoberto na antiga União Soviética e aqui teve seu nome trocado para Evilenko, pois na realidade se nome era Chikatilo e ficou conhecido com “O Monstro de Rostov”. Aqui o especialista em personagens estranhos e vilões, Malcolm McDowell, entrega um boa interpretação de um sujeito repugnante e atormentado, que não foi descoberto antes pela inaptidão da polícia soviética, que não acreditava que aquilo era obra de um serial killer, mas sim de um assassino comum.

6 comentários:

Robson Saldanha disse...

gOSTO DE VIR AQUI PORQUE TEM ALGUNS FILMES QUE NUNCA OUVI FALAR MAS QUE É SEMPRE BOM SABER... ENTRAM NA LISTA E TUDO MAIS! =)

Wally disse...

Ainda não conheço nenhum dos dois filmes, mas ao menos o primeiro deve valer uma procurada.

Hugo disse...

Robson - É sempre bom descobrir filmes diferentes, acabamos encontrando boas supresas.

Wally - Com certeza "Cidadão X" é um ótimo filme de investigação.

Abraço

Hélio disse...

Evilenko ainda não assisti.
No entanto, Cidadão X é um dos melhores filmes que já vi no estilo policial. De fato, prende a atenção do início ao fim.
O ambiente e cenário político-econômico da então União Soviética foi muito bem exposto.
O enredo é inteligente com momentos de fortes emoções, além de eventualmente marcado por cenas com um cinismo ímpar por parte de Donald Sutherland.
Pra quem ainda não viu, recomendo assistir "ontem"!
Abç.

Isaac disse...

Fala, Hugo! Recentemente, vi um filme chamado 8213: Gacy House, cujo mote gira em torno do serial killer americano John Wayne Gacy. Perambulando pela net à procura de informações sobre outros assassinos em série, acabei descobrindo a sua página. Também tenho um blog de Cinema; está em fase inicial. Dá uma sacada: http://perunocinema.blogspot.com/
Abraço!

Hugo disse...

Hélio - É uma história assustadora e um ótimo filme.

Isaac - Não conheço ainda este filme. Valeu pela visita, estou indo conhecer seu blog.

Abraço