Operação Crossbow (Operation Crossbow, Inglaterra / Itália, 1965) – Nota 6,5
Direção – Michael Anderson
Elenco – George Peppard, Sophia Loren, Trevor Howard, John Mills, Tom Courtenay, Jeremy Kemp, Richard Johnson, Anthony Quayle, Lilli Palmer, Paul Henreid, Patrick Wymark.
Os ingleses desconfiam que os nazistas estão criando um tipo de avião que parece um foguete tripulado com o objetivo de bombardear Londres. Para descobrir a verdade e sabotar qualquer tipo de protótipo, os ingleses enviam um trio de espiões (George Peppard, Jeremy Kemp e Tom Courtenay) para se infiltrarem na base nazista.
Este longa foi um do vários produzidos nos anos sessenta tentando explorar o filão da Segunda Guerra e de sucessos como “Os Canhões de Navarone”. A narrativa é morna durante dois terços da trama, para crescer na parte final quando os espiões entram em ação de verdade.
As sequências finais na base nazista lembram um pouco os filmes de 007 da época, porém com qualidade inferior. Vale citar que a presença de Sophia Loren no elenco é pequena, sendo basicamente um chamariz criado pelo produtor italiano Carlo Ponti, que era seu marido.
Águas em Duelo (Von Richthofen and Brown, EUA, 1971) – Nota 6Direção – Roger Corman
Elenco – John Phillip Law, Don Stroud, Barry Primus, Corin Redgrave, Hurd Hatfield, Stephen McHattie, Karen Ericson.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o barão Manfred von Richtofen (John Phillip Law) ganha fama como piloto após derrubar dezenas de aviões ingleses em combate. Seu sucesso desperta inveja em alguns oficiais alemães, entre eles um jovem Hermann Goering (Barry Primus), que seria um dos líderes nazistas na Segunda Guerra. Por outro lado, o piloto canadense Roy Brown (Don Stroud) tem o objetivo de derrubar Richtofen a todo custo.
A grande curiosidade deste longa que tem uma boa produção e várias sequências aéreas de ação é a direção de Roger Corman. Conhecido por ser o mestre das produções de baixo orçamento, aqui ele entregou um filme bem mais caro que o normal. A história é bem detalhada, porém as atuações são fracas, principalmente dos protagonistas John Phillip Law e Don Stroud.
Nenhum comentário:
Postar um comentário