O Vento e o Leão (The Wind and the Lion, EUA, 1975) – Nota 7,5
Direção – John Milius
Elenco – Sean Connery, Candice Bergen, Brian Keith, John Huston, Geoffrey Lewis, Steve Kanaly
Marrocos, 1904. Uma viúva americana (Candice Bergen) e seus dois filhos são sequestrados por Raisuli (Sean Conney), líder de um grupo rebelde que vive no deserto. O fato cria um incidente internacional que leva o presidente americano Theodore Roosevelt ((Brian Keith) a enviar soldados para resgatar a mulher e seus filhos.
Este épico inspirado em uma história real mistura o estilo dos filmes de aventura dos anos sessenta com uma trama com fundo político típica dos anos setenta. É uma história em que heróis e vilões se confundem em meio a objetivos pessoais e lutas em que cada lado tem a sua razão. Destaque para a fotografia, as ótimas sequências de ação no deserto e a atuação do sempre carismático Sean Connery.
Caravanas (Caravans, Irã / EUA, 1978) – Nota 6,5Direção – James Fargo
Elenco – Anthony Quinn, Michael Sarrazin, Jennifer O’Neill, Behrouz Vossoughi, Christopher Lee, Joseph Cotten, Jeremy Kemp.
Em 1948, Mark Miller (Michael Sarrazin) é um funcionário da embaixada americana em um país fictício do Oriente Médio que recebe a missão de encontrar a filha de um senador que fugiu para se casar um general muçulmano. Mark inicia uma saga pelo deserto em busca da garota, tendo de lidar com as fortes tradições do país e os perigos da região.
Este esquecido longa detalha uma interessante história que foca em mostrar a vida de uma caravana nômade no deserto e principalmente os hábitos quase medievais de punição para quem desrespeita as leis implícitas e a questão da submissão das mulheres no mundo muçulmano.
O protagonista vivido por Michael Sarrazin é o espectador que mesmo não entendendo, precisa aceitar as situações que não tem como controlar. O grande Anthony Quinn interpreta o líder da caravana nômade de uma forma até cínica.
Uma curiosidade é que o longa foi filmado no Irã que ainda era um país que tinha relações com os EUA, algo que mudou completamente logo em seguida em 1979 quando ocorreu a Revolução Islâmica que levou ao poder o Aiatolá Khomeini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário