quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Ajuste de Contas & Supostamente Culpado

 


Ajuste de Contas (Outrage!, EUA, 1986) – Nota 7
Direção – Walter Grauman
Elenco – Beau Bridges, Robert Preston, Burgess Meredith, Linda Purl, Anthiny Newley, William Allen Young, Mel Ferrer, Stan Haze, Brent Jennings.

Na sequência inicial, um sujeito (Robert Preston) mata outro homem com vários tiros. Ele se entrega à polícia, confessa o crime e diz estar vingando sua filha que foi estuprada e morta pelo homem em quem atirou. 

O criminoso tinha sido libertado sem julgamento por uma questão técnica de justiça. Para defender o pai, surge o advogado Brad Gordon (Beau Bridges), que pretende colocar em discussão no julgamento o sistema judicial americano. 

Este surpreendente drama jurídico produzido para a tv tem como ponto alto as discussões sobre leis e justiça entre o advogado vivido por Beau Bridges e o juiz interpretado pelo veterano Burgess Meredith. O roteiro leva o espectador a pensar sobre até que ponto é correto uma situação técnica deixar um criminoso sem punição. 

Vale citar que este foi o último trabalho do ator Robert Preston, que mesmo tendo um longa carreira, ficou realmente conhecido pelo papel na comédia “Vitor ou Vitória?” em 1982.

Supostamente Culpado (Guilty Until Proven Innocent, EUA, 1991) – Nota 6
Direção – Paul Wendkos
Elenco – Martin Sheen, Brendan Fraser, Caroline Kava, James Handy, Rebecca Schull, Mark Metcalf, Peter Friedman, Cristine Dunford, Renée Estevez.

Em uma noite de1980, dois homens cometem assaltos em um parque no Brooklyn e terminam matando um jovem. Uma decisão errada de um detetive leva um adolescente a apontar Bobby McLaughlin (Brendan Fraser) como um dos assassinos. O caso avança levando Bobby a ser condenado. O fato faz seus pais (Martin Sheen e Caroline Kava) não descansarem para provar a inocência do filho.

Este longa produzido para tv é baseado em uma história real que mostra como uma falha humana em meio a um processo judicial pode causar um dano irreparável. A complexidade do sistema judicial repleto de regras que nem sempre significam justiça é outro ponto importante do roteiro. 

O filme só não é melhor por causa da limitações das produções para a tv na época que tentavam condensar um longo período de acontecimentos em somente uma hora e meia, criando diversos pulos no tempo.

Nenhum comentário: