Filhos da Guerra (Europa Europa, Alemanha / França / Polônia, 1990) – Nota 8
Direção – Agnieszka Holland
Elenco – Marco Hofschneider, Julie Delpy, Andre Wilms, Rene Hofschneider, Hanns Zischler.
Quando explode a Segunda Guerra, a família judia de Solomon (Marco Hofschneider) foge da Alemanha e os membros terminam se separando. Para sobreviver, Soloman esconde sua identidade, se passando primeiro por comunista e depois chegando até a entrar para o exército nazista, sempre tomando extremo cuidado e sofrendo para não ser identificado. Tudo fica ainda mais complicado quando ele se envolve com uma jovem (Julie Delpy) que é uma fanática antissemita.
Este longa é baseado na história real de Solomon Perel, que inclusive assina o roteiro em parceria com a diretora polonesa Agnieszka Holland. A história é uma saga de sobrevivência em meio aos absurdos da guerra.
O protagonista vivido pelo então jovem ator alemão Marco Hofschneider se transforma em uma espécie de camaleão que se adapta para sobreviver, sendo este com certeza o melhor papel de sua carreira.
Mesmo sendo um filme de guerra, os focos são o drama pessoal do protagonista e a propaganda nazista que era uma verdadeira lavagem cerebral na população e principalmente nos jovens. O resultado é mais um belo longa entre tantos sobre a Segunda Guerra.
Um comentário:
Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas fiquei instigada a ver!
Postar um comentário