segunda-feira, 8 de julho de 2024

Perseguição Mortal & O Grande Búfalo Branco

 


Perseguição Mortal (Death Hunt, 1981) – Nota 7,5
Direção – Peter Hunt
Elenco – Charles Bronson, Lee Marvin, Andrew Stevens, Angie Dickinson, Carl Weathers, Ed Lauter.

Canadá, anos trinta. O solitário caçador Johnson (Charles Bronson) vive sozinho em uma cabana nas montanhas. Ao acolher um cão ferido, ele desperta a ira de um sujeito que o acusa de roubo. Quando o xerife local (Lee Marvin) tenta entender o que ocorreu, outro desentendimento leva Johnson e a se defender e fugir, sendo perseguido por um grupo de caçadores. 

Este é com certeza um dos melhores filmes de ação com Charles Bronson. Não que a história tenha surpresas, o que chama a atenção são as locações nas montanhas geladas do Canadá, as sequências de ação e violência e o elenco de atores especialistas em personagens durões ou vilões. 

Além de Bronson, Lee Marvin foi um ícone que trabalhou em diversos clássicos, Andrew Stevens era um ator promissor, Carl Weathers se tornou o imortal Apolo Creed da franquia “Rocky” e Ed Lauter interpretou por diversas vezes policiais ou vilões, algumas delas em filmes protagonizados por Bronson. 

Finalizando, este filme é baseado em uma história real.

O Grande Búfalo Branco ou Caçada da Morte (The White Buffalo, EUA, 1977) – Nota 6,5
Direção – J. Lee Thompson
Elenco – Charles Bronson, Jack Warden, Will Sampson, Kim Novak, Clint Walker, Stuart Whitman, Slim Pickens, John Carradine, Ed Lauter, Martin Kove.

No século XIX, o aposentado xerife Wild Bill Hickok (Charles Bronson) está doente e sofrendo com pesadelos com um enorme búfalo branco. Decidido a caçar o raro animal antes de morres, ele se junta a um veterano amigo (Jack Warden) e ao chefe indígena Cavalo Louco (Will Sampson), que tem uma motivo específico para encontrar o búfalo. 

Este western com uma temática que lembra de longe o clássico “Moby Dick” se tornou um cult do gênero. Mesmo com uma narrativa irregular e com efeitos especiais fracos quando o búfalo entra em cena, o longa ganha pontos pelo clima de tragédia, pelos competentes sequências de ação e as locações nas montanhas geladas do Colorado. 

Este foi do um dos vários filmes da parceria entre o astro Charles Bronson e o diretor inglês J. Lee Thompson.

Nenhum comentário: