domingo, 28 de abril de 2024

Sr. Seis

 


Sr. Seis (Lao Pao Er, China, 2015) – Nota 7,5
Direção – Hu Guan
Elenco – Xiaogong Feng, Hanyu Zhang, Qing Xu, Kris Wu, Yifeng Li.

Em um bairro comum de Pequim na China, Liu (Xiaogong Feng) é um sujeito na casa dos sessenta anos respeitado por todos, inclusive os policiais. Quando seu filho se envolve em um sério problema com uma quadrilha de jovens, Liu terá de reviver seu violento passado para salvar a vida do rapaz. 

A grande sacada deste longa é explorar com criatividade o clichê do conflito entre o velho e o novo, o moderno e o tradicional. O protagonista por mais que tenha uma vida cheio de erros, carrega consigo uma série de princípios ligados a honra, inclusive nos momentos de briga. 

A forma como muitos jovens desprezam os mais velhos é explorado tanto nas discussões do protagonista com o filho, quanto na disputa com o jovem líder da quadrilha. A violência é muito mais sugerida do que realizada, deixando espaço para os conflitos pessoais. 

É interessante também a relação do protagonista com seus amigos de juventude, hoje homens entrando na terceira idade carregando os traumas do passado, inclusive os curiosos apelidos. 

É um filme mais profundo do que parece.

Nenhum comentário: