terça-feira, 23 de abril de 2024

O Astronauta (2 Filmes)

 


O Astronauta (Spaceman, EUA / República Tcheca, 2024) – Nota 5
Direção – Johan Renck
Elenco – Adam Sandler, Carey Mulligan, Paul Dano, Kunal Nayyar, Isabella Rossellini, Lena Olin.

Jakub (Adam Sandler) é o primeiro astronauta da República Tcheca. Após seis meses no espaço, ele está prestes a retornar à Terra, porém a falta de contato com a esposa (Carey Mulligan) e os traumas que carrega da infância e adolescência se materializam em algo incomum que poderá colocar até mesmo sua vida em risco. 

Esta mistura de ficção e drama tem uma produção caprichada e uma narrativa extremamente arrastada. Muitos críticos destacam as discussões filosóficas sobre solidão, família e relacionamento, além dos vários simbolismos, alguns bizarros como a criatura com sua forma de falar e seu nome, porém tudo isso se perde em uma narrativa desconexa e chata. 

Adam Sandler entrega uma boa atuação, porém é pouco para segurar o espectador. É uma pena, o diretor sueco Johan Renck, responsável pela sensacional minissérie “Chernobyl”, aqui dá uma enorme bola fora na carreira.

O Astronauta (L'Astronaute, França, 2022) – Nota 6,5
Direção – Nicolas Giraud
Elenco – Nicolas Giraud, Mathieu Kassovitz, Helene Vincent, Bruno Lochet, Ayumi Roux, Hippolyte Girardot, Jean Henri Compere, Jeremie Renier, Anne Charrier.

Jim Desforges (Nicolas Giraud) trabalha na agência espacial francesa como engenheiro, porém esconde um projeto secreto da construção de um foguete na fazenda de sua família. Tendo sido rejeitado como astronauta anos atrás, Jim decidiu chegar ao espaço a qualquer custo, tendo ajuda apenas de poucas pessoas ao seu redor. 

Este drama com pitadas de ficção escrito, dirigido e protagonizado por Nicolas Giraud, é basicamente uma história sobre a busca pela realização de um sonho. O protagonista enfrenta a descrença do seu pai, o risco de perder o emprego e o medo de sua avó em perder o neto sem fraquejar em momento algum. Por mais que o sonho seja uma loucura, o simbolismo da saga pelo objetivo é forte e passa a mensagem de que o aparente impossível muitas vezes pode ser possível.

Nenhum comentário: