Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, EUA / Inglaterra, 1971) – Nota 7
Direção – Stanley Kubrick
Elenco – Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Adrienne Corri, Warren Clarke, John Clive.
Em um futuro distópico, Alex (Malcolm McDowell) é o líder de uma gangue que comete atrocidades de todos os tipos. Ao ser preso, ele aceita participar de um experimento visando diminuir sua violência, porém as consequências são tão complicadas quanto sua personalidade.
Considerado por muitos como uma obra-prima, eu vejo este longa como uma viagem maluca que tenta justificar um mundo violento em que vivemos através da própria violência e dos absurdos que encaramos no dia a dia.
Mesmo com diferença grande no visual e no estilo da narrativa, a ideia de Kubrick até certo ponto foi “atualizada” em Assassinos por Natureza” de Oliver Stone em 1994. São filmes que visam criticar a sociedade atirando para todos os lados de uma forma surreal.
Se... (If..., Inglaterra, 1968) – Nota 6,5
Direção – Lindsay Anderson
Elenco – Malcolm McDowell, David Wood, Richard Warwick, Christine Noonan.
Em um colégio interno para garotos, o jovem Mick (Malcolm McDowell) lidera alguns alunos em uma revolta contras as regras rígidas do local e contra os veteranos que agem como uma elite apoiada pela direção.
Este longa sobre revolta adolescente contra o sistema é claramente inspirado nos movimentos estudantis da época e nos protestos contra a hierarquia, como uma espécie de versão britânica da contracultura. Os conflitos entre os alunos hoje são clichês e a revolta final é violenta e surreal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário