sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Quem Você Pensa que Sou

 


Quem Você Pensa que Sou (Celle que Vous Croyez, França / Bélgica, 2019) – Nota 6,5
Direção – Safy Nebbou
Elenco – Juliette Binoche, Nicole Garcia, François Civil, Guillaume Gouix, Charles Berling.

Claire (Juliette Binoche) é uma mulher na casa dos cinquenta anos que foi descartada pelo marido que a trocou por uma jovem. Após ser novamente abandonada, desta vez por um amante mais jovem (Guillaume Gouix), Claire decide criar um perfil falso no Facebook como sendo uma mulher de vinte e poucos anos para espionar o sujeito. 

Com seu perfil falso, ela termina por criar um relacionamento virtual com o fotógrafo Alex (François Civil), que é amigo do ex-amante. Em uma narrativa paralela, Claire conta os detalhes de sua vida e de sua aventura virtual em sessões de terapia para a psicanalista Catherine (Nicole Garcia). 

Baseado em um livro, este longa explora a angústia que muitas mulheres enfrentam ao chegar na meia-idade e serem trocadas por outra mais jovem. A dificuldade em aceitar que está envelhecendo leva a procurar um novo relacionamento através de atitudes e escolhas que geralmente terminam em frustração. 

O roteiro explora também a questão atual da paixão virtual, em que pessoas que não se conhecem criam uma forte ligação que pode não ser confirmada na vida real. Mesmo sendo um tema interessante, o filme peca pelo ritmo irregular. 

A sessão vale pela boa interpretação da bela Juliette Binoche.


3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Será que já vi esse filme?
Ou assisti coisa parecida com a Juliette Binoche (sempre linda).
Vou anotar.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Pode ser, Juliette Binoche trabalhou em vários dramas.

Bjs

Pedrita disse...

é uma trama bem complexa. a sua sinopse já conta o final do filme. o filme fala muito de solidão. a solidão de mulheres mais velhas. a própria médica é de idade próxima da paciente, o q fica visível a identificação das pautas. gostei demais. o mais complexo era a felicidade da protagonista em ser uma jovem, livre e intensa e o choque q ela não era isso. mesmo livre e intensa, ela não tinha a idade da personagem q criou. grande filme. beijos, pedrita