sábado, 19 de dezembro de 2020

Confusões em Família & Duas Famílias e um Segredo

 


Confusões em Família (City Island, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Raymond De Felitta
Elenco – Andy Garcia, Julianna Margulies, Steven Strait, Emily Mortimer, Ezra Miller, Domink Garcia, Alan Arkin, Carrie Baker Reynolds, Hope Glendon Ross.

Vince Rizzo (Andy Garcia) é um guarda prisional que vive com a esposa Joyce (Julianna Margulies) e o filho adolescente Vince Jr. (Ezra Miller) em City Island, Brooklyn. Ele tem ainda a filha Vivian (Dominik Garcia) que cursa universidade e mora em Nova York. 

Num certo dia, Vince descobre que um rapaz que está preso (Steven Strait) também é seu filho, fruto de uma relação de quando ele era solteiro. Vince abandonou a mãe do rapaz quando ela ainda estava grávida. Para tentar reparar a situação, ele faz uma escolha incomum para se aproximar do rapaz, dando início a uma série de desencontros. 

O título nacional passa a impressão de ser uma comédia rasgada, quando na verdade o filme segue a linha de um misto de comédia de costumes e drama familiar. São pequenas mentiras e segredos que levam a conflitos familiares que são potencializadas pelos diálogos cheios de frustração. Tudo isso ganha pontos pelos personagens que ao mesmo tempo são pessoas comuns, mas que guardam segredos no mínimo excêntricos. 

É um filme que entrega mais do que promete.

Duas Famílias e um Segredo (You Can Choose Your Family, EUA, 2018) – Nota 6
Direção – Miranda Bailey
Elenco – Jim Gaffigan, Logan Miller, Anna Gunn, Samantha Mathis, Alex Karpovsky, Daniel Rashid, Isabelle Phillips, Emerson Tate Alexander, Gage Banister.

Em suas últimas férias de escola antes de ir para a universidade, Philip (Logan Miller) descobre que seu pai Frank (Jim Gaffigan) tem outra família. Como o relacionamento dos dois era complicado, Philip decide se aproximar da segunda família do pai para entender a situação, a princípio sem contar a verdade para os envolvidos, deixando apenas Frank preocupado em ser desmascarado. 

Este longa explora o estilo da comédia de erros em que uma mentira puxa outra até que várias situações inusitadas levam a um inevitável conflito. A forma como o pai adúltero tenta manter a mentira é criativa em alguns momentos e exagerada em outras, principalmente na parte final quando a história se torna insustentável. 

O resultado é basicamente um misto de comédia e drama ao estilo sessão da tarde.


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Gosto demais de Andy Garcia e de Julianne Marguiles(eterna enfermeira da Séria ER).
Vi que a filha de Andy Garcia faz o papel da filha dele.
Anotei.

Assisti o filme com Juliette Binoche.
Fiquei confusa no final.
Ela termina internada pelo acidente?
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - O filme com Andy Garcia é divertido e sensível.

Bjs