segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O Último Retrato

 


O Último Retrato (Final Portrait, Inglaterra, 2017) – Nota 6,5
Direção – Stanley Tucci
Elenco – Geoffrey Rush, Armie Hammer, Tony Shalhoub, Sylvie Testud, Clémence Poésy, James Faulkner.

Paris, 1964. O escritor americano James Lord (Armie Hammer) chega na cidade para encontrar seu amigo, o pintor e escultor Alberto Giacometti (Geoffrey Rush). O que seria uma rápida estadia, se transforma em vários dias após James aceitar posar para um retrato. 

A insegurança de Giacomett, junto com a busca pela perfeição e as distrações como seu casamento complicado com Annette (Sylvie Testud) e o relacionamento com uma prostituta (Clémence Poésy) parecem ser obstáculos intransponíveis para a finalização da obra. 

Baseado em uma história real, este longa tem como ponto principal o processo de criação de uma obra em que o artista envolve todos os seus sentimentos e também os problemas, até chegar ao que seria o ideal, mesmo que ele próprio não acredite jamais que sua obra esteja perfeita. 

A atuação de Geofrrey Rush é o destaque. Ele cria um personagem inteligente, talentoso e cheio de manias, entre elas a de fazer o que bem entende da vida. 

O ritmo irregular e o interminável processo do retrato podem cansar um pouco. É um filme que vale como curiosidade para quem gosta de artes e personagens excêntricos.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu sou apaixonada por essa história e por esse filme. por falar de cinema e de artes plásticas. por ser biografia. pelo filme maravilhoso! beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Para quem gosta de artes plásticas, com certeza o filme é mais interessante.

Bjs