domingo, 6 de dezembro de 2020

Falcão Negro em Perigo

 


Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down, EUA / Inglaterra, 2001) – Nota 8,5
Direção – Ridley Scott
Elenco – Josh Hartnett, Ewan McGregor, Tom Sizemore, Eric Bana, William Fichtner, Sam Shepard, Jason Isaacs, Ewen Bremner, Gabriel Casseus, Kim Coates, Ron Eldard, Zeljko Ivanek, Jeremy Piven, Brendan Sexton III, Richard Tyson, Johnny Strong, Glenn Morshower, Orland Bloom, Ioan Gruffudd, Tom Guiry.

Em outubro de 1993, o exército americano tentava intervir na derrubada de uma ditadura na Somália e no envio de alimentos para a população faminta em meio a uma guerra civil. 

Uma ação na capital do país Mogadíscio resulta na queda de dois helicópteros (os Black Hawks do título original). No solo, os soldados americanos não esperavam enfrentar armamentos tão pesados e nem a grande quantidade de rebeldes. Este foi o início de uma violenta batalha que durou várias horas. 

Este ótimo longa de ação dirigido por Ridley Scott é baseado em uma história real. O diretor consegue criar sequências de ação sensacionais e quase ininterruptas, sendo difícil até identificar os atores pela rapidez das cenas e os uniformes cheio de parafernálias. A fotografia em tons verdes ajuda a aumentar o impacto destas sequências. 

Para quem gosta de ação, este é um longa obrigatório.


2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Elenco de estrelas, não é?
Mas não sei se gostaria de assistir.
Vale lembrar que, na maioria das vezes, sempre que vc escreve os comentários, aflora em mim um desejo enorme de sair em busca do filme.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Eu também estou sempre descobrindo filmes e anotando para ver. A lista sempre aumenta.

Bjs