sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Um Homem Sério

 

Um Homem Sério (A Serious Man, EUA / Inglaterra / França, 2009) – Nota 5,5
Direção – Joel & Ethan Cohen
Elenco – Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed, Sari Lennick, Aaron Wolff, Jessica McManus, Amy Landecker, George Wyner, Katherine Borowtiz, Fyvush Finkel, Adam Arkin, Michael Lerner.

Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) é um professor de colégio que se vê obrigado a enfrentar uma sequência de situações bizarras que viram sua vida de ponta cabeça. 

Sua esposa (Sari Lennick) tem um caso com um amigo (Fred Melamed) e quer a separação, um aluno quer suborná-lo para conseguir uma nota melhor e alguém está enviando cartas anônimas para o colégio tentando destruir sua carreira. 

O cinema dos irmãos Cohen muitas vezes se mostra bastante complicado para o gosto do espectador, mesmo para cinéfilos que curtem obras incomuns. Este longa é um exemplo. Toda a tragédia enfrentada pelo patético protagonista é explicada em um curioso prólogo ligado a uma história da religião judaica, que por sinal é o ponto principal do filme. 

Todas as piadas e situações absurdas se referem as crenças e a forma como vive a comunidade judaica. Várias frases e expressões não tem sentido algum para quem não vive esse mundo. 

No fundo, os irmãos Cohen fazem uma crítica sutil a algo que eles conhecem por serem judeus, mas que acaba deixando o filme chato para o espectador comum.


3 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei bastante, filme desconfortável. beijos, pedrita
https://mataharie007.blogspot.com/2011/07/um-homem-serio.html

Liliane de Paula disse...

Parece um bom enredo e eu gostaria de assistir.
Certamente, veria com outros olhos.
Não conheço os atores.
Bjs,

Hugo disse...

Pedrita - Achei mais desconfortável do que interessante.

Liliane - Provavelmente, cada pessoa tem sua visão.

Bjs