quinta-feira, 17 de setembro de 2020

1945

 


1945 (1945, Hungria, 2017) – Nota 7,5
Direção – Ferenc Torok
Elenco – Peter Rudolf, Bence Tasnadi, Tamas Szabo Kimmel, Dora Sztarenki.

Agosto de 1945. Ao final da Segunda Guerra Mundial, no dia em que o filho do prefeito vai se casar, os moradores de um povoado no interior da Hungria ficam apreensivos quando dois judeus chegam de trem carregando dois baús. A presença dos estranhos desperta medos e sentimentos que as pessoas do local gostariam de deixar no passado. 

Este interessantíssimo longa húngaro filmado em preto e branco explora o terrível tema das consequências da guerra, principalmente como as pessoas que sobreviveram tiveram de enfrentar seus traumas, erros, culpas, remorsos e traições, muitas vezes por terem agido para salvar a própria pele. Muito do que o ser humano tem de pior vem à tona neste dia, motivado apenas pela chegada enigmática dos dois judeus. 

O roteiro dá espaço ainda para as mudanças que estavam prestes a ocorrer na Hungria, com a presença de soldados russos na vila e a propaganda do partido nacionalista na rádio, tudo sendo preparado para o terrível regime comunista que seria implantado e mantido durante décadas no país. 

Nenhum comentário: