terça-feira, 8 de setembro de 2020

The Windermere Children

 

The Windermere Children (The Windermere Children. Alemanha / Inglaterra, 2020) – Nota 7,5
Direção – Michael Samuels
Elenco – Thomas Kretschmann, Romola Garai, Iain Glen, Tim McInnerny, Marcel Sabat, Philip Christopher, Anna Schumacher, Konstantin Frank.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra aceitou receber mil crianças judias de origem polonesa e alemã que perderam suas famílias nos campos de concentração. 

Trezentos delas foram enviadas para um local chamado Windermere, onde foram construídos alojamentos. Um grupo de voluntários participou do trabalho para ajudar na readaptação das crianças à uma vida normal. 

Este sensível longa retrata sem grande aprofundamento a dificuldade destas crianças e adolescentes em aceitar que perderam a família e que precisariam se adaptar a um novo mundo. Muitas destas crianças conheciam apenas o mundo em guerra, onde a obediência cega e os maus tratos faziam parte da luta diária pela sobrevivência. 

O filme é curto e aborda de forma superficial os traumas das crianças, focando principalmente em um pequeno grupo de amigos que se formou em meio ao terror da guerra. 

A obra ganha muitos pontos por contar uma história de esperança.

Nenhum comentário: