segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Louca Obsessão & Ma

 


Louca Obsessão (Misery, EUA, 1990) – Nota 8
Direção – Rob Reiner
Elenco – James Caan, Kathy Bates, Richard Farnsworth, Frances Sternhagen, Lauren Bacall, J. T. Walsh.

Após sofrer um acidente de carro em uma região isolada, o famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que mora perto do local. Annie leva Paul para sua casa com o objetivo de cuidar do ferimento, ao mesmo tempo em que diz ser fã ardorosa de seus livros. 

O jeito amável de Annie muda completamente quando ela pega o rascunho do novo livro de Paul e descobre que ele matou a personagem principal. É o início do inferno para o escritor. 

Baseado em um livro de Stephen King, esta história muito provavelmente saiu do medo do escritor em enfrentar fãs malucos. Este medo rendeu um ótimo longa, muito pela personagem assustadora interpretada por Kathy Bates. Suas mudanças de comportamento, de humor e a tortura psicológica que impõe ao personagem de James Caan são perfeitas para a proposta do filme. 

É sem dúvida umas melhores adaptações de King para o cinema.

Ma (Ma, EUA / Japão, 2019) – Nota 6,5
Direção – Tate Taylor
Elenco – Octavia Spencer, Diana Silvers, Juliette Lewis, McKaley Miller, Luke Evans, Corey Fogelmanis, Gianni Paolo, Dante Brow, Missi Pyle, Allison Janney.

Ao mudar para uma nova cidade com a mãe (Juliette Lewis), a adolescente Maggie (Diane Silvers) rapidamente faz amizade com outros jovens. Num certo dia, eles pedem para várias pessoas comprar bebida alcoólica em uma loja de conveniência, sendo ignorados, até que Sue Ann (Octavia Spencer) aceita. 

A solitária mulher consegue fazer os jovens passar a visitar sua casa, utilizando o porão para festas e bebedeiras, criando a princípio uma estranha amizade. Aos poucos ela passa a demonstrar sua verdadeira intenção. 

O roteiro se apoia totalmente no talento de Octavia Spencer para criar uma personagem estranha, com intenções dúbias e que carrega um trauma que é o gatilho para suas atitudes. 

O filme funciona bem na primeira parte, enquanto ela cria um laço com os jovens. A partir do momento em que seu ódio vem à tona, o longa se torna um suspense genérico, com sequências violentas e situações absurdas. 

É um filme razoável, apesar de ser bastante irregular.


6 comentários:

Luli Ap. disse...

Li o livro do Stephen King, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de assistir o filme. Vai para a listinha.

Gostei de Ma na primeira parte, mas sinceramente odiei o final, fiquei com aquela péssima impressão que a personagem não superou o passado 😔

Ótima semana.

https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Liliane de Paula disse...

Sim, Hugo, a gata Julie Christie é em homenagem a atriz linda.

Assisti neste final de semana na Netflix um filme do Diretor Antonio Campos, americano e filho do Jornalista Lucas Mendes.
"The devil all the time" com Tom Holland(Arvin), Robert Pattinson(Reverendo safado), Bill Skarsgard, ator sueco, filho e irmão de também atores.
Gostei muito do filme que é "narrado" pelo escritor.
Bjs,

Liliane de Paula disse...

Assisti os 2 filmes.
"Louca Obsessão" é terrivelmente assustador,assisti faz alguns anos.
A "Ma" com Octavia Spencer vi faz pouco tempo e é bem menos assustador.
Bjs,

Hugo disse...

Luli - Em "Ma" acontece isso mesmo. A parte final desbanca para o suspense genérico.

Liliane - Este filme do Antonio Campos eu tenho anotado para conferir.

Bjs

José Gomes disse...

Louca Obsessão é um dos meus preferidos do Stephen King

Hugo disse...

José - Ótimo filme.

Abraço