domingo, 27 de setembro de 2020

À Espreita do Mal & Além da Vida

 


À Espreita do Mal (I See You, EUA, 2019) – Nota 6,5
Direção – Adam Randall
Elenco – Helen Hunt, Jon Tenney, Judah Lewis, Owen Teague, Libe Barer, Gregory Alan Williams.

Em uma cidade típica de subúrbio, o desaparecimento de um garoto assusta os moradores. O investigador responsável pelo caso é Greg (Jon Tenney), que enfrenta problemas no seu casamento com Jackie (Helen Hunt), fato que afeta seu filho Connor (Judah Lewis). Tudo fica ainda pior quando fatos inexplicáveis começam a ocorrer na casa da família. 

O grande acerto deste filme é a surpreendente reviravolta que ocorre no meio da trama. Até então a narrativa seguia a cartilha dos filmes de suspense genéricos. Esta mudança de foco faz a história crescer, porém alguns furos no roteiro que surgem na sequência atrapalham bastante. É claramente uma trama que merecia ter sido desenvolvida por um roteirista melhor. Vale citar a presença de uma envelhecida Helen Hunt.

Além da Vida (The Keeping Hours, EUA, 2017) – Nota 6,5
Direção – Karen Moncrieff
Elenco – Lee Pace, Carrie Coon, Sander Thomas, Ray Baker, Amy Smart.

Na sequência inicial, Mark (Lee Pace) e Elizabeth (Carrie Cohn) oficializam sua união com muita alegria ao lado de amigos e do filho pequeno Jacob (Sander Thomas). A trama pula seis anos a frente, com o casal separado após a morte do filho. Ao visitar a antiga casa pensando em vendê-la, Mark é surpreendido ao encontrar o fantasma de Jacob, dando início a uma inusitada situação que mudará completamente sua vida e de sua ex-esposa. 

O acerto deste filme é transformar uma história sobrenatural em algo sensível, incluindo uma explicação para a situação que com certeza agradará aos espiritualistas. O roteiro explora ainda a questão da diferença com que as pessoas enfrentam o luto, fato que muitas vezes separa casais que passam por uma tragédia similar. O filme tem alguns exageros, mas que não atrapalham a proposta do roteiro.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não é meu estilo.
Mas tem história de filhos e que me interessa.
Vou anotar.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Nos dois filmes as crianças tem papéis importantes.

Bjs

Pedrita disse...

gostei demais de i see you. o marido e o filho são absurdamente machistas.