quinta-feira, 24 de outubro de 2019

El Reino

El Reino (El Reino, França / Espanha, 2018) – Nota 8
Direção – Rodrigo Sorogoyen
Elenco – Antonio de la Torre, Monica Lopez, Josep Maria Pou, Bárbara Lennie, Nacho Fresneda, Ana Wagener, Luis Zahera, Francisco Reyes.

Espanha, 2007. Na sequência inicial um grupo de amigos em uma mesa de restaurante conta piadas e debocha das falcatruas que estão acostumados a cometer. Logo, descobrimos que são políticos e agregados ligados a um partido. 

Quando estoura um escândalo que a princípio aponta apenas para um dos integrantes do grupo e em seguida chega em Manuel (Antonio de la Torre), que estava prestes a assumir o comando do partido, a aparente amizade se transforma numa sucessão de mentiras e traições, com cada um pensando em salvar a própria pele. 

Este ótimo drama espanhol foca no tema da corrupção política de uma forma atual e por sinal muito parecida com o que ocorre em nosso país. 

Apesar de ser corrupto, o protagonista vivido pelo sempre competente Antonio de la Torre desperta uma estranha simpatia à partir do momento que seu desespero vem à tona ao perceber que todos seus colegas se afastaram, torcendo para ele “segurar a bronca” sozinho. 

As sujeiras dos bastidores da política são detalhadas de forma real, mostrando um mundo onde a falta de escrúpulos é algo comum. 

É um filme que passa a mensagem de que é quase impossível vencer a corrupção.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Interessante a dinâmica do filme.
E muito atual, talvez atemporal.
Eu já perdi as esperanças em ver algo relacionado à política sem ter corrupção e conchavos.
Indicação devidamente anotada.

Hugo disse...

Luli - A política no mundo inteiro é recheada de corruptos e defesa de interesses pessoais e de grupos. A diferença entre os países está na forma como este tipo de corrupção é combatido. Infelizmente no Brasil existem muito defensores de corruptos.

Bjs