sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Marcação Cerrada

Marcação Cerrada (Varsity Blues, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – Brian Robbins
Elenco – James Van Der Beek, Jon Voight, Paul Walker, Ron Lester, Scott Caan, Amy Smart, Ali Larter, Richard Lineback, Eliel Swinton, Jesse Plemons.

Uma pequena cidade do Texas tem como seu grande orgulho o time de futebol americano colegial. Várias vezes campeão regional e duas vezes estadual, o treinador Kilmer (Jon Voight) é um espécie de Deus na cidade. 

Prestes a ganhar mais um título, Kilmer é obrigado a dar chance como quarterback ao jovem Mox (James Van Der Beek) após o astro da equipe (Paul Walker) sofrer uma séria lesão no joelho. O problema é que Kilmer não confia em Mox, que por seu lado não vê o esporte como prioridade. 

Este interessante drama esportivo muda o foco dos filmes em que o treinador é um exemplo que muda a vida dos atletas. Aqui logo se percebe que o treinador vivido por Jon Voight é um egocêntrico que deseja vencer de qualquer forma, tratando os jogadores como objetos. O personagem de James Van Der Beek se torna seu oponente ao bater de frente com seus métodos e suas ideias. 

O roteiro acerta também nas situações paralelas. Mesmo não se aprofundando, ele mostra como o esporte pode ser a única saída para uma vida melhor encontrada por jovens que não terão outra chance de ir para universidade e também para garotas que “colam” nestes atletas como se eles fossem a passagem para sair da cidade. 

É curioso que no elenco de rostos conhecidos como Scott Caan, Amy Smart e Ali Larter, na época o mais promissor era James Van Der Beek, que hoje tem uma carreira bastante irregular, enquanto o falecido Paul Walker que era coadjuvante se tornou o mais famoso do grupo.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Acho que tirando o Paul Walker e o Jon Voight não conheço os outros.
Achei bacana que foge do estereótipo do treinador fofo.
Aqui ele quer vencer de qualquer forma.
E ainda tem boas histórias paralelas.
Indicação devidamente anotada.

Hugo disse...

Luli - Eu tive uma boa surpresa.

Bjs