terça-feira, 8 de outubro de 2019

Íntimo e Pessoal

Íntimo & Pessoal (Up Close & Personal, EUA, 1996) – Nota 6
Direção – Jon Avnet
Elenco – Robert Redford, Michelle Pfeiffer, Stockard Channing, Joe Mantegna, Kate Nelligan, Glenn Plummer, James Rebhorn, Scott Bryce, Raymond Cruz, Dedee Pfeiffer, Miguel Sandoval, Noble Willingham, James Karen, Brian Markinson.

Tally Atwater (Michelle Pfeiffer) é uma jovem do interior que após enviar fitas de vídeo para diversos canais de tv acaba contratada por uma emissora de Miami. 

Totalmente inexperiente, Tally sofre no início do trabalho, mas logo se torna protegida do jornalista Warren Justice (Robert Redford) que comanda os programas do canal. A relação profissional se transforma em romance, ao mesmo tempo em que Tally começa a ver sua carreira decolar. 

O projeto deste filme começou sendo voltado para focar na vida de Jessica Savitch, uma jornalista que foi a primeira mulher a se tornar âncora na tv americana. Como a história real era pesada, bem diferente do glamour da tv, os produtores modificaram completamente o roteiro transformando o longa em um drama romântico água-com-açúcar. 

O roteiro dá algumas pinceladas em temas polêmicos como favorecimento por causa de relacionamento, inveja entre celebridades de tv e a mudança de foco no jornalismo da época, que começava a deixar de lado a seriedade comum dos telejornais ao inserir notícias amenas e misturá-las com entretenimento. Tudo isso é mostrado de forma rasa e se perde em meio ao romance que não convence, além de finalizar a história em uma sequência totalmente piegas. 

O destaque principal do longa é o ótimo elenco.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse "agua com açúcar" é lindo demais!!!!!!!!!!
Eles estão lindos e a trilha sonora é inesquecível.
Amo esse filme.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Eu entendo que é um filme agradável para quem busca uma história romântica. Para quem procura algo mais profundo, melhor escolher outro filme.

Bjs

Luli Ap. disse...

Esse vou passar, parece meio datado com esse negócio de favorecimento por meio de relacionamento.
E infelizmente as ideias mais interessantes foram tratadas de forma rasa :/

Hugo disse...

Luli - É um filme datado realmente. E quer perde pontos por ter modificado bastante a história real.

Bjs