sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Star Wars - Comentários Rápidos


Guerra nas Estrelas (Star Wars, EUA, 1977) – Nota 9
Direção – George Lucas
Elenco – Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Alec Guinness, Peter Cushing, Anthony Daniels, Kenny Baker, Peter Mayhew, James Earl Jones.

Por mais que as novas gerações chamem este clássico de “Episódio IV – Uma Nova Esperança”, sou do tempo em que o filme era apenas “Guerra nas Estrelas”. O longa é um marco não só pela qualidade, mas também por ser o pioneiro em utilizar o sucesso para vender produtos agregados a marca. Todo o tipo de quinquilharia foi vendida, como álbuns de figurinhas, bonecos que hoje valem muito para colecionadores e até um robô réplica do personagem R2-D2. Hoje esta prática é comum, em muitos casos o marketing é mais bem feito do que o filme, que passa a ser apenas um produto. 

Após a enorme bilheteria que fez “Tubarão’ de Spielberg em 1975, Lucas percebeu que as pessoas esperavam filmes mais leves do que a maioria do trabalhos dos anos setenta. Como ele tinha há muito tempo o esboço do roteiro e conseguiu um certo crédito para produzir o filme após ter chamado a atenção com “Loucuras de Verão” (“American Graffiti’), estavam abertas as portas da série mais lucrativa da história do cinema. 

O Império Contra Ataca (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back, EUA, 1980) – Nota 10
Direção – Irvin Kershner
Elenco – Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Alec Guinness, Anthony Daniels, David Prowse, Peter Mayhew, Kenny Baker, Frank Oz, James Earl Jones.

Na minha opinião esta sequência é o melhor filme da franquia, considerando as duas primeiras trilogias. O universo da trama é expandido para vários planetas, os efeitos especiais e as maquiagens eram o que de melhor existia na época e os carismáticos personagens são desenvolvidos de forma mais ampla, sem contar as cenas de ação e suspense, incluindo o gancho que deixou os fãs ansiosos por mais três anos.

O Retorno de Jedi (Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi, EUA, 1993) – Nota 8
Direção – Richard Marquand
Elenco – Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Alec Guinness, Ian Diarmid, Anthony Daniels, David Prowse, Peter Mayhew, Kenny Baker, Frank Oz, James Earl Jones.

O fechamento da trilogia inicial resulta em outro ótimo filme, mesmo sendo um pouco inferior aos dois anteriores. Novamente a parte técnica é fantástica e a trama esconde o famoso segredo revelado na luta entre Luke e Darth Vader. Sobraram algumas críticas para o clima festivo no final e a participação dos Ewoks, provavelmente criados na trama para atrair também as crianças com um pouco menos de idade. O que os fãs não imaginavam é que teriam de esperar mais dezesseis para retomada da franquia.

Episódio I – A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – George Lucas
Elenco – Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmind, Samuel L. Jackson, Hugh Quarshie, Frank Oz, Terence Stamp.

A ideia original de George Lucas eram três trilogias, sendo que por falta de dinheiro e tecnologia na época, ele preferiu filmar nos anos setenta o que seria a segunda trilogia. Aqui, Lucas buscou a ideia original da saga para filmar a vida de Darth Vader e Obi Wan Kenobi antes da Federação se tornar o Império e iniciar a guerra contra a Aliança Rebelde. Apesar de ser considerado por muitos como o filme mais fraco da saga, ainda assim é um espetáculo de qualidade. Os pontos negativos são a atuação do menino Jake Lloyd e o irritante personagem Jar Jar Binks.

Episódio II – Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II - Attack of the Clones, EUA, 2002) – Nota 7 Direção – George Lucas Elenco – Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Christopher Lee, Samuel L. Jackson, Frank Oz, Ian McDiarmind, Temuera Morrison, Daniel Logan, Jack Thompson, Jimmy Smits, Pernilla August.

O nível desta sequência é semelhante ao filme anterior. As cenas de ação são bem legais, ao mesmo tempo em que o romance entre Anakin e Padmé está longe de cativar. O ponto alto é ver o pequeno Yoda lutando. Assim como o garotinho Jake Lloyd foi fraco para o papel de Anakin quando criança, o canastrão Hayden Christensen mantém o nível baixo de interpretação.

Episódio III – A Vingança dos Sith (Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith, EUA, 2005) – Nota 7,5 Direção – George Lucas Elenco – Ewan McGregor,Natalie Portman, Hayden Christensen, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson, Jimmy Smits, Frank Oz, Anthony Daniels, Christopher Lee, Temuera Morrison, Bruce Spense, Keisha Castle Hughes.

Este é com certeza o melhor filme desta trilogia. O tom mais sombrio permeia o longa à espera do “nascimento” de Darth Vader. A história é melhor amarrada do que os dois filmes anteriores, explorando bastante a questão política, além é claro da crise que acompanha Anakin. Esta segunda trilogia fica longe da primeira na qualidade e principalmente no carisma dos personagens.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Você foi até bonzinho com o Episódio II rs, acho o pior da saga, cansativo, ainda que o Episódio I tenha sido uma decepção maior na época. Também acho O Império Contra-Ataca o melhor de todos, inclusive dos novos.

bjs

Hugo disse...

Amanda - A segunda trilogia é bem inferior a primeiro. Ainda preciso assistir aos dois filmes novos.

Bjos