segunda-feira, 15 de maio de 2017

O Espião Que Sabia Demais

O Espião Que Sabia Demais (Tinker Tailor Soldier Spy, França / Inglaterra / Alemanha, 2011) – Nota 6,5
Direção – Tomas Alfredson
Elenco – Gary Oldman, John Hurt, Colin Firth, Benedict Cumberbatch, Tom Hardy, Mark Strong, Toby Jones, David Dencik, Ciaran Hinds, Simon McBurney, Stephen Graham, Kathy Burke, Stuart Graham, Konstantin Khabensky, Katrina Vasilieva.

Londres, 1973. Um grupo de espiões ingleses conhecido como Circus sofre um revés quando um de seus agentes (Mark Strong) é assassinado durante uma missão na Hungria. O líder do grupo conhecido como Control (John Hurt) é dispensado junto com seu braço direito, o agente George Smiley (Gary Oldman).

Pouco tempo depois, Smiley é convocado pelo governo para investigar o próprio grupo, que teria um espião russo infiltrado. Com ajuda de um jovem agente (Benedict Cumberbatch), Smiley fará de tudo para encontrar o traidor. 

Baseado em um livro de John Le Carré, este longa apresenta os mesmos problemas de algumas adaptações de obras de espionagem do autor para o cinema. A história é extremamente confusa. São diversos personagens suspeitos, situações não muito bem explicadas, além de alguns flashbacks que deixam ainda mais dúvidas no espectador. 

A narrativa fria e lenta e outro ponto negativo. A única emoção é uma rápida cena com tiros no início. O filme ganha alguns pontos pela caprichada reconstituição de época e pela interpretação contida de Gary Oldman como o frio e racional agente. 

O diretor sueco Tomas Alfredson é responsável por um filme bem melhor, o original “Deixa Ela Entrar”.

7 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei muito. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2014/05/o-espiao-que-sabia-demais.html

Marcelo Keiser disse...

Verdade. Embora eu tenha gostado do filme a trama é bastante demasiadamente amarrada a ponto de ficar confusa a certa altura. A coisa até se desenrola bem antes do final, mas desgasta o espectador.

abraço

Liliane de Paula disse...

Tem bons atores esse filme de 2011.
Mas acho que vi esse filme de muito antigamente. Em DVD.

Liliane de Paula disse...

E já li o livro.
Que tenho na minha biblioteca.

Hugo disse...

Pedrita - A premissa é boa, mas o desenrolar da trama é confusa.

Marcelo - Isso mesmo, é um filme cansativo em alguns momentos.

Liliane - Acredito que o filme que esteja citando seja "O Homem que Sabia Demais", um clássico de Hitchcock dos anos cinquenta.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Deixe ela entrar é melhor mesmo, mas eu gostei bastante desse filme, principalmente por ser incomum em sua condução. Acho que ver duas vezes ajuda, não deveria, é claro, rs, mas da primeira vez achei confuso também, mas na segunda, a trama me pareceu mais clara e inteligente, são muitos detalhes que precisam de atenção.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Pode ser que um segundo olhar facilite o entendimento do filme.

Bjos