segunda-feira, 22 de maio de 2017

O Homem dos Olhos de Raio-X, O Incrível Homem que Encolheu & O Mundo em Perigo


O Homem dos Olhos de Raio X (X, EUA, 1963) – Nota 6,5
Direção – Roger Corman
Elenco – Ray Milland, Diana Van Der Vlies, Harold J. Stone, John Hoyt, Don Rickles, Dick Miller.

O Dr. James Xavier (Ray Milland) é um cientista que trabalha em uma fórmula para aumentar a capacidade da visão humana. Ele decide experimentar a fórmula nele mesmo. O teste é um sucesso e Xavier descobre que pode enxergar através de qualquer objeto. A princípio, ele pensa em utilizar a descoberta para melhorar a vida das pessoas, mas aos poucos, percebe as vantagens do poder que conseguiu e passar a explorar a extraordinária visão para seu próprio prazer. 

Esta produção de baixo orçamento dirigida pelo mestre Roger Corman apresenta ideias interessantes, como a questão da mudança de comportamento das pessoas quando elas conseguem algum poder e o próprio egoísmo do ser humano, que sempre coloca seus interesses a frente de tudo. As sequências em que o protagonista interpretado pelo então astro Ray Milland utiliza sua visão são curiosas, inclusive uma em que durante uma festa ele vê todas as pessoas peladas. 

O Incrível Homem que Encolheu (The Incredible Shrinking Man, EUA, 1957) – Nota 7
Direção – Jack Arnold
Elenco – Grant Williams, Randy Stuart, April Kent, Paul Langton.

Scott (Grant Williams) e sua esposa Louise (Randy Stuart) estão passeando em um barco. Enquanto ela está dentro da cabine, ele é atingido por uma estranha nuvem de partículas. Em casa, um acidente faz com que Scott tenha contato com inseticida. A partir daí, Scott percebe que está encolhendo. Dias depois, ele se torna minúsculo e termina por utilizar uma casa de bonecas para se proteger do gato e de pequenos animais enquanto não descobre como voltar ao tamanho normal. 

Baseado em conto de Richard Matheson, criador do seriado “Além da Imaginação”, este longa se tornou cult pela trama inusitada e pelos curiosos efeitos especiais que colocam o protagonista em perigo ao enfrentar animais que são insignificantes para o ser humano. Em 1981, foi produzida uma nova versão em formato de comédia com a atriz Lily Tomlin no papel principal.

O Mundo em Perigo (Them! EUA, 1954) – Nota 7
Direção – Gordon Douglas
Elenco – James Whitmore, Edmund Gwenn, Joan Weldon, James Arness.

No deserto do Novo México, um xerife (James Whitmore) encontra uma criança andando sozinha. Logo, ele descobre que aranhas gigantes destruíram o local onde a criança vivia. O governo é acionado e envia um agente do FBI (James Arness), um cientista (Edmund Gwenn) e sua filha (Joan Weldon) para investigarem a situação. Eles descobrem que testes nucleares feitos há uma década transformaram as formigas em mutantes e que as mesmas estariam a caminho de Los Angeles. 

Explorando o tema da ameaça e das consequências dos testes nucleares, comum ao filmes de ficção dos anos cinquenta e sessenta, este longa apresenta ótimas cenas de ação e efeitos especiais competentes,  levando em conta a época em que foi produzido. Por sinal, o filme foi indicado ao Oscar de Efeitos Especiais e perdeu para o clássico “20 Mil Léguas Submarinas”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

O homem que encolheu vi com a Lily Tomlin.
E na ocasião me pareceu comédia. Mas não era.

Hugo disse...

Liliane - São filmes antigos, indicados para quem gosta de ficção dos anos cinquenta.