domingo, 7 de maio de 2017

Irma La Douce & O Prisioneiro da Segunda Avenida


Irma La Douce (Irma La Douce, EUA, 1963) – Nota 7,5
Direção – Billy Wilder
Elenco – Shirley MacLaine, Jack Lemmon, Lou Jacobi, Herschel Bernardi, Bill Bixby.

Em Paris, a prostituta Irma La Douce (Shirler MacLaine) trabalha em um quarteirão junto com outras colegas e paga uma “taxa” para os policiais deixá-las em paz. Tudo muda quando o policial novato e honesto Nestor Patou (Jack Lemmon) passa a trabalhar na área. Sua honestidade o faz entrar em conflito com os outros policiais e ele acaba perdendo o emprego. Para se sustentar, Nestor se torna o cafetão de Irma, por quem se apaixona mas tem medo de assumir o sentimento.

Esta comédia é uma boas parcerias entre os grandes Billy Wilder e Jack Lemmon, que fizeram filmes como o clássico “Quanto Mais Quente Melhor” e “Se Meu Apartamento Falasse”, este também com Shirley MacLaine fazendo o par com Lemmon.

As comédias de Billy Wilder eram engraçadas sem apelar, mas sempre com um toque de picardia e pitadas de sexo nos diálogos espertos. Wilder deixou ainda outros clássicos como “Crepúsculo dos Deuses” e “Inferno nº 17”. Resumindo, todos os seus filmes merecem uma conferida.

O Prisioneiro da Segunda Avenida (The Prisoner of Second Avenue, EUA, 1975) – Nota 6,5
Direção – Melvin Frank
Elenco – Jack Lemmon, Anne Bancroft, Gene Saks, Elizabeth Wilson, Florence Stanley, M. Emmet Walsh, F. Murray Abraham, Sylvester Stallone.

Mel (Jack Lemmon) é um publicitário que vive em um apartamento em Manhattan com a esposa Edna (Anne Bancroft). Sua vida vira de ponta de cabeça quando ele perde o emprego. Sua esposa decide trabalhar, o apartamento é roubado e outros obstáculos levam Mel a um colapso. 

O escritor Neil Simon era muito famoso nos anos sessenta e setenta por assinar roteiros para comédias românticas e de costumes. O ponto principal aqui era fazer uma crítica bem humorada sobre como a vida profissional poderia atrapalhar a vida pessoal de um casal da classe média americana. 

Jack Lemmon interpreta o sujeito de meia-idade ansioso, que se desespera ao perceber que sua vida está desmoronando. O filme vale pelo talento de Lemmon.

Como curiosidade, Sylvester Stallone tem um pequeno papel pouco tempo antes de ficar famoso com “Rocky – Um Lutador”.

3 comentários:

Pedrita disse...

adoro irma la douce, é genial. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/11/irma-la-douce.html
beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Irma la Douce é maravilhoso. Uma Shirley MacLaine linda.
Já vi algumas vezes.

O Prisioneiro da Segunda Avenida, não vi mas deve ser bom por ter Manhattan como cenário.

Hugo disse...

Pedrita - Billy Wilder deixou uma belíssima carreira.

Liliane - Shirley McLaine e Jack Lemmon demonstram uma química perfeita neste filme.

Bjos