domingo, 14 de maio de 2017

A Mosca da Cabeça Branca & O Retorno da Mosca


A Mosca da Cabeça Branca (The Fly, EUA, 1958) – Nota 7
Direção – Kurt Neumann
Elenco – David Hedison, Patricia Owens, Vincent Price, Herbert Marshall, Kathleen Freeman.

A história começa com Helene (Patricia Owens) avisando seu cunhado François (Vincent Price) que seu marido Andre (David Hedison) se matou. A partir daí conheceremos a história em flashback, com os irmãos François e Andre trabalhando como cientistas numa máquina de teletransporte sem muito sucesso. 

Num certo momento Andre resolve ser a cobaia, mas quando entra na máquina uma mosca o acompanha. O experimento dá certo em parte, pois o matéria de Andre e da mosca se misturam, com o sujeito ficando com a cabeça e um braço da mosca. A única chance de reverter a situação é Andre encontrar a mosca que ficou com parte do seu corpo e levá-la de volta para máquina junto com ele. 

Este longa de pequeno orçamento e efeitos especiais precários ganhou status de cult com o passar do tempo, principalmente após a sangrenta refilmagem de David Croneneberg em 1986. Além da insólita história, o destaque vai também para o elenco, que tem o grande Vincent Price e o astro do seriado “Viagem ao Fundo Mar” David Hedison, que aqui em início de carreira assinava como Al Hedison.

O Retorno da Mosca (Return of the Fly, EUA, 1959) – Nota 6
Direção – Edward Bernds
Elenco – Vincent Price, Brett Halsey, David Frankham, John Suttom, Danielle De Metz.

Esta continuação do clássico de ficção B “A Mosca da Cabeça Branca” se passa vários anos após o original, quando a viúva do cientista que criou a máquina de teletransporte morre e seu filho Phillippe (Brett Halsey) decide continuar o trabalho do pai, mesmo contra a vontade do tio François (Vincent Price), que também é cientista e viu todo o sofrimento do irmão após se transformar em mosca como consequência uma experiência mal sucedida. 

Após muita discussão, François resolve ajudar o sobrinho que tem como assistente o traiçoeiro Alan Hinds (David Frankham), sujeito que tem como objetivo roubar o projeto e vendê-lo para ficar rico, situação que causará uma nova tragédia. 

Este longa tem um roteiro que complementa bem o filme original, misturando a obsessão do jovem cientista com a ambição do seu assistente desonesto, porém as atuações são fracas, com exceção de Vincent Price. Para muitos, Price era um grande canastrão, mas suas interpretações nestes clássicos de terror e suspense se casam perfeitamente com o gênero.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse filme é de antes de A mosca, certamente.
Tem um enredo parecido.

Hugo disse...

Liliane - A versão mais famosa é a refilmagem dos anos oitenta.

Bússola do Terror disse...

Será que dá pra chamar A Mosca (1986) de refilmagem?rs
Tudo bem que o tema é o mesmo. Mas a história em si é completamente diferente. Sem falar que as cenas do filme dos anos 80 claramente procuraram parecer mais nojentas do que assustadoras, né?
Já A Mosca da Cabeça Branca é um filme mais de suspense, porque são poucas as cenas propriamente aterrorizantes.

Hugo disse...

Bússola - Realmente seria uma nova uma versão, pois as diferenças são enormes. Estas diferenças é que transformam o filme de Cronenberg em uma obra marcante. A ousadia do terror explícito chocou o público na época.

Hoje infelizmente estamos acostumados a refilmagens que são verdadeiras cópias do original.

Abraço.