quinta-feira, 28 de julho de 2016

Conspiração e Poder

Conspiração e Poder (Truth, Austrália / EUA, 2015) – Nota 7,5
Direção – James Vanderbilt
Elenco – Cate Blanchett, Robert Redford, Topher Grace, Dennis Quaid, Elisabeth Moss, Bruce Greenwood, Stacy Keach, John Benjamin Hickey, David Lyons, Dermot Mulroney, Rachael Blake, Andrew McFarlane.

Às vésperas das eleições presidenciais americanas em 2004, Mary Mapes (Cate Blanchett), produtora do programa jornalístico “60 Minutos” do canal CBS, investiga o passado militar do então candidato a reeleição George W. Bush. 

Após receber documentos que podem comprovar que Bush teve privilégios durante aquele período em troca de favores bancados por seu pai, Mary recebe a autorização do canal para ir fundo na reportagem, contando inclusive com o apoio do apresentador Dan Rather (Robert Redford), um ícone da tv americana. A reportagem trará consequências drásticas para todos os envolvidos. 

Baseado na história real descrita em livro pela própria Mary Mapes, este longa, além de destrinchar a sujeira por trás dos bastidores da grande mídia e da ligação deste meio com políticos, tem um roteiro que crítica também a transformação que o jornalismo sofreu nas últimas décadas quando começou a misturar noticiário com entretenimento para ganhar audiência e lucrar. 

O fato mudou a forma como as notícias são divulgadas, na maioria das vezes o que prevalece é a versão que não cause prejuízo ao veículo. Quando algum jornalista tenta bater de frente com esta situação, geralmente leva a pior. 

O ponto principal do filme são as informações de bastidores da história, o que resulta numa obra que se apoia nos diálogos. 

Vale ainda destacar a sóbria interpretação da sempre competente Cate Blanchett e a presença do veterano astro Robert Redford, que não brilha, mas passa credibilidade no papel de Dan Rather. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Assisti algumas vezes o programa 60 minutos com Dan Rather.
Mesmo as vezes sem conhecimento do assunto abordado.

Hugo disse...

Liliane - Este filme é interessante, cita uma situação importantíssima ligado ao programa.