sábado, 2 de julho de 2016

A Leste de Bucareste

A Leste de Bucareste (A Fost Sau n-a Fost? Romênia, 2006) – Nota 7,5
Direção – Corneliu Porumbiou
Elenco – Teodor Corban, Ion Sapdaru, Mircea Andreescu.

Dezesseis anos após a revolução que derrubou o ditador romeno Ceausescu e colocou fim ao comunismo no país, um jornalista (Teodor Corban), responsável por um pequeno canal de tv em um cidade do interior, decide fazer um programa para debater o tema. 

Ele convida um professor (Ion Sapdaru) conhecido por suas bebedeiras e um velho aposentado (Mircea Andreescu), que devem comentar se houve uma revolução na pequena cidade ou se os habitantes apenas esperaram tudo acabar para comemorar. Assim que o professor conta sua versão sobre o que ocorreu no dia da revolução, vários telespectadores ligam para o programa e cada um deles conta uma história diferente, sempre defendendo seu lado.

Este interessante drama com pitadas de comédia marcou a estreia no cinema do diretor Corneliu Porumbiou (“Polícia, Adjetivo” e o recente “O Tesouro”), que com uma agradável narrativa mostra como a mesma história é vista de formas diferentes por cada pessoa. Além disso, a mudança que os países comunistas sofreram, fizeram com que muitas pessoas que eram ligadas ao antigo regime tentassem reescrever seu passado. 

É curioso ver como a vida nestas pequenas cidades parece ter parado no tempo. Carros velhos, prédios baixos e ruas mal cuidadas ainda são comuns em muitas cidades da antiga Cortina de Ferro. 

Para quem gosta de história e tem curiosidade por filmes que se passam em locais diferentes, este longa é uma boa opção. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Quem sabe assisto?
Gostei do seu comentário.

Ainda estou esperando sua resposta sobre o suicídio da personagem da Hilary Swank (Dívida de honra)

Hugo disse...

Liliane - É um bom filme.