sábado, 23 de julho de 2016

Tempo de Decisão

Tempo de Decisão (Kicking and Screaming, EUA, 1995) – Nota 6
Direção – Noah Baumbach
Elenco – Josh Hamilton, Chris Eigeman, Eric Stoltz, Jason Wiles, Carlos Jacott, Olivia d’Abo, Parkey Posey, Cara Buono, Elliott Gould, Noah Baumbach.

Quatro amigos se formam na universidade e passam o ano seguinte perdidos na vida, sem emprego, morando na mesma cidade e frequentando bares e festas de calouros. 

Grover (Josh Hamilton) sofre porque a namorada (Olivia d’Abo) foi estudar na Europa, Otis (Carlos Jacott) é inseguro e não tem coragem de mudar de cidade para trabalhar, Max (Chris Eigeman) é um mal humorado que tem um pai rico que banca sua vida, enquanto Skippy (Jason Wiles) escolhe fazer outro curso na universidade. O quinto elemento é Chet (Eric Stoltz), um sujeito mais velho metido a intelectual, que após vários anos continua na universidade fazendo doutorado e que trabalha como bartender. 

Muitos críticos elogiam o trabalho de Noah Baumbach por filmes como “A Lula e a Baleia” e “Margot e o Casamento”, além deste “Tempo de Decisão” que marcou a estreia do diretor. Vejo estes trabalhos como obras pessoais extremamente verborrágicas, que rodam, rodam e não saem do lugar. Os diálogos repletos de referências a filmes e livros ao invés de serem cult ou pop se mostram vazios. Em alguns momentos parece que o diretor tenta copiar o estilo da sitcom “Seinfeld” sem a mesma qualidade no texto. Preciso assistir outros filmes de Baumbach para uma melhor análise, mas por enquanto, após estes três filmes, o vejo apenas como um roteirista pretensioso e um diretor mediano.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

O enredo do filme achei interessante.
O tema nunca sai de moda.
Pessoas que se forma e ficam perdidas sem saber o que fazer.

Assisti ontem "45 anos".
O filme já tinha começado mas acho que não perdi muita coisa.
Gostei do filme.

Hugo disse...

Liliane - A premissa é bem legal, também gosto do tema, mas o desenrolar do trama é fraco, quase nada acontece.

Tinha certeza que iria gostar de "45 Anos".

Marília Tasso disse...

Assisti os mais atuais de Noah Baumbach, "Frances Ha" e "Mistress America", ele sempre está às voltas do mesmo tema, os diálogos certeiros são sua grande característica, não é um diretor que eu ame, mas dos filmes que vi me identifiquei, especialmente pela protagonista, Greta Gerwig.

Hugo disse...

Marília - Justamente este filmes mais novos do diretor eu ainda não assisti, por isso não tenho comparar. Os outros que citei considero apenas razoáveis.

Bjos