sexta-feira, 22 de julho de 2016

Círculo de Fogo

Círculo de Fogo (Pacific Rim, EUA, 2013) – Nota 6
Direção – Guillermo Del Toro
Elenco – Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi, Charlie Day, Burn Gorman, Max Martini, Robert Kazinsky, Clifton Collins Jr, Ron Perlman, Brad William Henke, Larry Joe Campbell.

Em futuro próximo, monstros gigantes surgem através de uma fenda que se abriu no fundo do mar. As criaturas são batizadas de Kaijus. 

Para enfrentar a terrível ameaça, os humanos desenvolvem robôs gigantes comandados pela atividade cerebral de duplas que sejam "neurocompatíveis" e que saibam lutar. Estes robôs são chamados de Jaegers. 

Após anos de batalhas, cientistas acreditam que os Kaijus se preparam para um ataque final. A última chance dos humanos é atacar a fenda utilizando os quatro robôs que restaram. 

O filme poderia ter o título de “Godzilla vs Transformers” ou “Guillerme Del Toro encarna Michael Bay e Roland Emmerich”. O diretor mexicano é um nerd craque em efeitos especiais e filmes influenciados por quadrinhos e games. Por outro lado, ele também já mostrou talento para escrever histórias nos ótimos “O Labirinto do Fauno” e “A Espinha do Diabo”. 

Aqui, Del Toro acerta no primeiro item e erra feio no segundo. A história é totalmente clichê, os diálogos são uma piada e as interpretações péssimas. Os efeitos especiais são de primeira qualidade, com certeza agradando muito ao público jovem que curte quadrinhos e games. 

Como preferência pessoal, vejo as cenas grandiosas de batalhas como cansativas e barulhentas, parecendo muito mais um game do que cinema. Acredito que o ideal é um meio-termo entre efeitos especiais, roteiro e interpretações. Quando os dois últimos são vistos como secundários, o resultado é igual a este filme, um produto chamativo como marketing e vazio no conteúdo. 

Finalizando, uma sequência deverá ser produzida até 2018.

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Uma das minhas guilty pleasures. Sim, não é o ápice do Del Toro como em "Labirinto do Fauno", mas diverte. O problema é que o filme não me causou ressonância. Antes de ler set texto já havia esquecido da trama.

Abraço.m

Hugo disse...

Rodrigo - Eu também gosto de muitas filmes de ação e ficção que focam na correria, mas neste específico eu achei a história e o elenco muito ruim.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Não perco meu tempo vendo esses filmes.
Primeiro porque não consigo entender nada.
Depois porque tem mentiras demais.

Hugo disse...

Liliane - Eu gosto de filmes de ação e ficção, mas que além dos efeitos tenham uma boa história. Aqui o roteiro é fraco demais.

Amanda Aouad disse...

Não acho as cenas de ação tão barulhentas assim, rs, gosto do espetáculo em geral. Mas, a história é fraca mesmo, com a mesma premissa de meninos controlando robôs gigantes temos Evangelion, anime japonês que é muito mais interessante. E acho que ele também não teve coragem para fazer um final mais coerente. De qualquer forma, acho um blockbuster divertido.

bjs