segunda-feira, 4 de julho de 2016

Bem-Vindo a Sarajevo

Bem-Vindo a Sarajevo (Welcome to Sarajevo, Inglaterra / EUA, 1997) – Nota 7,5
Direção – Michael Winterbottom
Elenco – Stephen Dillane, Woody Harrelson, Marisa Tomei, Emira Nusevic, Kerry Fox, Goran Visnijc, James Nesbitt, Emily Lloyd, Juliet Aubrey.

Início dos anos noventa, durante a Guerra das Balcãs, jornalistas do mundo inteiro estão cobrindo o conflito em Sarajevo, na então Iugoslávia. 

Com a cidade tomada pelo exército, além das milícias que caçam bósnios, croatas e muçulmanos, o jornalista inglês Michael Henderson (Stephen Dillane) se comove ao encontrar um orfanato com dezenas de crianças sendo cuidadas de forma precária apenas por uma mulher. Ao lado de sua equipe, Michael investe em matérias para forçar a ONU a salvar as crianças, ao mesmo tempo em que cria um laço emotivo com um menina de nove anos. 

Baseado numa história real retratada em livro pelo jornalista Michael Nicholson, que conta sua própria experiência, este drama dirigido por Michael Winterbotton (“9 Canções” e “O Preço da Coragem”) apresenta um estilo documental, inclusive utilizando cenas reais do conflito. 

Além da história do protagonista, o  roteiro foca também em outros personagens, como o jornalista americano descolado (Woody Harrelson), a ativista (Marisa Tomei) que tenta negociar a saída das crianças do país e um sérvio (Goran Visnijc) que luta para sobreviver em meio a violência e o caos que se instalou na cidade. 

Vemos ainda pequenos detalhes, como a falta de alimentos e de itens de higiene pessoal, o mercado negro que se cria como se fosse um presídio, em que cigarros e bebidas se transformam em moeda, além da total desesperança da população. 

Não chega a ser um grande filme, mas a reconstituição de parte da tragédia que assolou aquela região é triste e realista.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Adoro Goran Visnijc.
O dr. Luka Kovac

Hugo disse...

Liliane - Ele ficou famoso pelo papel em "E.R".