domingo, 1 de fevereiro de 2015

Um Peixe Chamado Wanda

Um Peixe Chamado Wanda (A Fish Called Wanda, Inglaterra / EUA, 1988) – Nota 8
Direção – Charles Crichton
Elenco – John Cleese, Jamie Lee Curtis, Kevin Kline, Michael Palin, Maria Aitken, Tom Georgeson.

Em Londres, um grupo de assaltantes liderados por George (Tom Georgeson), executa o roubo de um lote de diamantes em uma famosa joalheria. O grupo é formado pelo gago Ken (Michael Palin), pela sensual e manipuladora Wanda (Jamie Lee Curtis), que é ao mesmo tempo amante de George e do maluco Otto (Kevin Kline), este o último integrante da quadrilha. 

A ganância de Otto e Wanda, faz com que denunciem George para polícia. O sujeito é preso, porém a situação se complica quando eles descobrem que George escondeu os diamantes e a única pessoa que sabe onde eles estão é seu advogado Archibald Leach (John Cleese), até então desconhecido dos demais assaltantes. O fato novo cria uma tensão entre os ladrões, dando início a uma teia de mentiras, alianças e traições em busca da fortuna. 

Esta despretensiosa comédia se tornou um inesperado sucesso de bilheteria, graças ao engenhoso roteiro escrito pelo ator John Cleese e principalmente pela química entre os excêntricos personagens. 

O roteiro mistura o estilo americano de comédia escrachada, incluindo a mulher sensual de Jamie Lee Curtis e o idiota ambicioso de Kevin Kline, com o típico humor inglês estilo Monty Python na ações do advogado aristocrático de John Cleese e do hilariante gago interpretado por Michael Palin, por sinal, dois atores que fizeram parte do sensacional grupo de comédia. 

Todo o elenco está ótimo, mas o único premiado foi Kevin Kline, que venceu o Oscar de Ator Coadjuvante. 

O filme tem algumas curiosidades. A Wanda do título, além de ser o nome da personagem principal, também é o nome que o personagem de Michael Palin batiza seu peixe de estimação, que tem certa importância no desenrolar da trama. 

O nome Archibald Leach, utilizado pelo personagem de John Cleese, era o nome verdadeiro do antigo astro Cary Grant, que acabou desta forma homenageado. 

O diretor Charles Crichton tinha na época setenta e oito anos e estava desde 1965 sem filmar para o cinema, tendo trabalhado durante mais de vinte anos apenas em produções para tv. Este foi seu último trabalho como diretor e com certeza o melhor de sua carreira.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Lembro que vi esse filme no cinema na época em que foi lançado.
Como você disse, é uma comédia despretensiosa.
É aquele tipo de filme que a gente vê só pra se distrair, né? Mas não é ruim.

Hugo disse...

Léo - Esta comédia foi uma grande surpresa na época.

Abraço