quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Quanto Mais Quente Melhor

Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, EUA, 1959) – Nota 10
Direção – Billy Wilder
Elenco – Jack Lemmon, Tony Curtis, Marilyn Monroe, Joe E. Brown, George Raft, Pat O’Brien, Nehemiah Persoff, George E. Stone.

Em 1929, na cidade de Chicago, os músicos desempregados Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) tem o azar de testemunharem o chamado “Massacre de San Valentim”, quando a gangue do mafioso Spats Colombo (George Raft) aniquila integrantes de um grupo rival. 

A dupla foge e se esconde em um teatro onde uma banda de mulheres fará um show. Jerry e Joe se vestem de mulher e acabam contratados para trabalhar com o grupo. Sem poder contar a verdade, eles continuam a farsa, que fica complicada durante as viagens, principalmente porque Joe se apaixona pela vocalista da banda, a sensual Sugar (Marilyn Monroe). 

Muitos críticos consideram este clássico dirigido pelo grande Billy Wilder como a melhor comédia de todos os tempos. Não sei dizer se realmente é a melhor, mas com certeza está entre a cinco mais divertidas. 

O ótimo roteiro do próprio Wilder brinca com os antigos filmes de gângster, inclusive utilizando dois veteranos astros do gênero. George Raft trabalhou no original “Scarface – A Vergonha de uma Nação” e Pat O’Brien em “Anjos da Cara Suja”, dois clássicos imperdíveis. 

As interpretação do trio principal é outro destaque, com uma ótima química entre Lemmon e Curtis, provavelmente no primeiro grande filme que teve a coragem de colocar astros vestidos de mulheres, além de ter Marilyn Monroe no auge da carreira e da beleza. 

Das várias cenas divertidas, talvez a mais marcante pela simplicidade e ao mesmo tempo pelo cinismo, é o diálogo na sequência final entre Jack Lemmon e Joe E. Brown. 

O resultado é uma grande comédia de um dos maiores diretores/roteiristas de todos os tempos.     

8 comentários:

Fábio Henrique Carmo disse...

Não consigo imaginar comédia melhor do que essa. Simplesmente genial. Uma série de cenas antológicas em sequência. Wilder! Como ele faz falta!

J. BRUNO disse...

Olá Hugo, ele entra no meu top five também. O timing de todo o elenco está perfeito e todas as piadas funcionam de um a forma genial. Pretendo escrever sobre em breve! Forte abraço!!!

Hugo disse...

Fábio - Wilder deixou uma belíssima carreira.

J. Bruno - É um filme onde tudo funciona.

Abraço

O Narrador Subjectivo disse...

Clássico absoluto! Não será o meu preferido do Wilder (The Apartment ou The Lost Weekend), mas é sem dúvida das melhores comédias de sempre, com um final hilariante!

Hugo disse...

Narrador - Estas são outras duas ótimas comédias de Wilder.

Abraço

Gustavo disse...

Houve uma confluência de fatores que tornaram essa produção eterna, desde o roteiro muito bem bolado até o elenco escolhido com máxima perspicácia. Geralmente, não ligo para comédias, mas essa é difícil de criticar negativamente.

Jefferson C. Vendrame disse...

Ótima comédia e Inesquecível Clássico. Monroe, Lemmom, Brown e Curtis dão um show. Sem dúvidas um filme atemporal e que agrada todo tipo de público. Já o emprestei a alguns amigos que não são cinéfilos e os mesmos ficaram boquiabertos, comprovando o poder do filme mesmo entre aqueles que não tem o hábito de ver filmes "antigos".

Belo Post.

Abração!

Hugo disse...

Jefferson - É uma comédia que está longe de envelhecer.

Abraço