quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Gonzaga - De Pai pra Filho

Gonzaga – De Pai pra Filho (Brasil, 2012) – Nota 8
Direção – Breno Silveira
Elenco – Júlio Andrade, Chambinho do Acordeon, Adélio Lima, Land Vieira, Luciano Quirino, Silvia Buarque, Cláudio Jaborandy, Cyria Coentro, Nanda Costa, Magdale Alves, Roberta Gualda, Giancarlo Di Tommaso, Alison Santos.

Em 1981, o cantor Gonzaguinha (Júlio Andrade) está no auge do sucesso, mas sofre pela relação mal resolvida com o pai, o também cantor Luiz Gonzaga (Adélio Lima), conhecido como “O Rei do Baião”. Avisado pela madrasta que o pai passa por dificuldades financeiras, Gonzaguinha viaja até a pequena Exu no interior de Pernambuco para encontrá-lo e oferecer um contrato para vários shows. O complicado reencontro resultará numa espécie de entrevista onde o velho Gonzaga abre seu coração e conta toda sua história de vida para o filho. 

Antes de assistir ao filme eu sabia apenas que Luiz Gonzaga e Gonzaguinha tiveram problemas na relação de pai e filho, mas não imaginava a riqueza desta história. O filme aborda três tempos, começando em 1929 quando Luiz Gonzaga (Land Vieira) vive com seus pais e está apaixonado pela filha do coronel da cidade, em seguida passando rapidamente pelos dez anos em que ele serviu o exército. A segunda parte se passa entre os anos quarenta e sessenta, mostrando a luta de Gonzaga (agora Chambinho do Acordeon) em fazer sucesso, seu auge e a decadência profissional. A terceira parte é o reencontro com o filho em 1981. 

O diretor Breno Silveira que fez sucesso com “2 Filhos de Francisco”, aqui aborda um tema semelhante, porém com uma grande diferença, Gonzagão e Gonzaguinha já se foram, enquanto o filme sobre Zezé Di Camargo e Luciano teve a participação direta da dupla no roteiro e na produção. Confesso que não assisti “2 Filhos de Francisco” pela enorme aversão que tenho a esta dupla sertaneja, por este motivo não posso fazer uma comparação mais profunda entre os dois longas, mas gostei muito da biografia de Gonzaga e Gonzaguinha. 

O roteiro segue com clareza as passagens mais importantes da vida dos dois personagens, suas escolhas, seus erros e acertos, valorizados pelo ótimo elenco, com destaque para Júlio Andrade e os estreantes Adélio Lima e Chambinho do Acordeon. 

É uma bela biografia sobre dois interessantes personagens. 

2 comentários:

Silvia Freitas disse...

Gostei muito desse filme, Hugo, achei bem interessante a etapa de vida de Gonzaga e filho.
Qto a Dois filhos de Francisco, o filme é bom, interessante. fala muito sobre como o pai desejou e ajudou na carreira da dupla, que cá entre nós, tbm não gosto! kkkkkkk
Grande abraço e bom fim de semana

PS: Kick Ass 2 continua bom!

Hugo disse...

Silvia - Legal, vou conferir Kick Ass 2.

Abraço