quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, EUA, 2012) – Nota 8
Direção – David O. Russell
Elenco – Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jackie Weaver, Chris Tucker, Anupam Kher, John Ortiz, Shea Whigham, Julia Stiles, Dash Mihok, Brea Bree.

Após oito meses internado numa instituição psiquiátrica por ter agredido o amante de sua esposa, o professor Pat (Bradley Cooper) volta para casa dos pais. Ele perdeu emprego, a esposa o abandonou e ficou marcado como maluco por ter sido diagnosticado como bipolar. 

Mesmo com tudo contra, Pat deseja retomar sua vida e reconquistar a esposa, repetindo uma espécie de mantra onde cita que dará valor apenas as coisas boas. Durante este complicado processo, ele fará amizade com Tiffany (Jennifer Lawrence) uma jovem que perdeu o marido e também o rumo na vida. Sem contar ainda que Pat precisará entender as excentricidades do pai (Robert De Niro), um sujeito obsessivo cheio de manias. 

Baseado num livro de sucesso, esta adaptação de David O. Russell (“O Vencedor”, “Três Reis”) resulta em um bom filme, mesmo tendo uma trama que basicamente utiliza o clichê da história de amor complicada. 

São vários pontos positivos, como as ótimas interpretações, onde quase todos os personagens tem algum tipo de distúrbio. Além da dupla de protagonistas e do personagem de De Niro, temos o maluco falastrão interpretado por Chris Tucker, o atormentado Ronnie de John Ortiz e o hilário psiquiatra de Anupam Kher, que se mostra extremamente sério no consultório e um maluco fanático no jogo de futebol. 

Estes “defeitos” deixam os personagens mais próximos da realidade, criando uma clara empatia com o espectador, sem contar os ótimos diálogos sobre variados temas como amor, família, remédios e até Ernest Hemingway. 

A princípio, as oito indicações ao Oscar podem parecer exageradas para uma trama simples, porém analisando a fundo, as indicações do quarteto principal, a de melhor filme, edição e de diretor e roteiro adaptado, percebe-se que todas foram merecidas, inclusive a vitória da jovem Jennifer Lawrence como melhor atriz.   


3 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Último filme que vi no cinema e curiosamente assisti de novo na semana passada, ótimo elenco e história, tem um lado bem complexo... Flw!!!

Hugo disse...

Marcelo - A trama parece clichê, mas a complexidade nos detalhes e nas interpretações elevam o longa a um patamar superior.

Abraço

Gustavo disse...

Tenho opinião parecida. Gosto desse filme porque o foco é nas características, nas excentricidades de cada personagem. No final, eles acabam nos conquistando. Gostei muito da atuação da Jennifer, também.